Não é somente a idade: o que faz os cabelos ficarem brancos?

Por VivaBem

Mais cedo ou mais tarde, os cabelos brancos aparecem, não importa se eles eram pretos, castanhos, louros ou ruivos.

iStock

Quando é devido à genética somada ao envelhecimento, os fios brancos começam a aparecer entre os 35 e 45 anos para os caucasianos.

Getty Images

Entre os 45 e 55 anos para os orientais e, para os negros, somente após os 55 anos.

iStock

Geralmente, os fios brancos aparecem primeiramente na barba, depois nas regiões temporais. Em seguida, surgem no resto da cabeça, depois tronco e, por fim, na região genital.

iStock

A teoria mais aceita sobre o que nos leva a ficar com os cabelos brancos tem um nome feio: apoptose dos melanócitos.

iStock

Apoptose é uma "morte celular programada", isto é, o melanócito deixa de produzir melanina a partir de determinada idade.

iStock

Os melanócitos são as células responsáveis pela produção de melanina, que, por sua vez, é o pigmento que confere a cor da pele, dos cabelos e dos olhos.

iStock

Hormônios e a alimentação também podem interferir na cor dos fios. Por isso, crianças podem nascer com os cabelos mais claros e vê-los escurecer na puberdade.

Moha El-Jaw/iStock

Eles podem escurecer durante a gestação ou perder a coloração durante dietas muito restritivas.

iStock

Alguns medicamentos ou suplementos de minerais também podem alterar a cor dos fios. Além disso, o estresse psicológico pode fazer o cabelo perder pigmento.

AleksandarNakic/iStock

Embora em alguns casos o cabelo possa recuperar temporariamente a cor, isso não acontece em todos os casos, especialmente em pessoas que já têm cabelos grisalhos há muito tempo.

Westend61/GettyImages

Certas doenças autoimunes, como vitiligo e alopecia areata podem danificar células de pigmento e induzir o envelhecimento dos fios em algumas pessoas.

iStock

Entram ainda como fatores para o aparecimento de fios brancos, sobretudo de forma precoce: tabagismo, consumo excessivo de álcool, exposição aos raios UV e deficiências nutricionais.

Freepik
Publicado em 05 de julho de 2024.