Não é só o álcool: 5 fatores que podem causar danos ao fígado

mi-viri/iStock
Quando pensamos em danos ao fígado, o consumo excessivo de álcool é geralmente o primeiro fator que vem à mente. Mas outros hábitos, como o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e o sedentarismo, que aumentam a quantidade de gordura no órgão, podem ser tão nocivos quanto. A seguir, listamos fatores que merecem atenção para manter seu fígado saudável.

Gordura no fígado

Estima-se que 20% da população apresente esteatose hepática ("gordura no fígado"). Ela está relacionada diretamente ao consumo exagerado de frituras, alimentos ultraprocessados e açúcares, e ao sedentarismo.

O poder de regeneração do órgão é limitado, e aos poucos o acúmulo gera inflamação, que não costuma dar sinais até que o quadro seja grave.
iStock

Uso de suplementos

Alguns suplementos, como os termogênicos e os que contêm ervas, podem aumentar as enzimas hepáticas e prejudicar o fígado. Por isso, mesmo que as cápsulas pareçam inofensivas, a ingestão só deve ser feita com acompanhamento profissional.

Outra causa de danos graves é o uso de anabolizantes. A ingestão de pílulas com hormônio esteroide costuma ser mais nociva ao fígado do que a aplicação intramuscular, já que atinge o órgão logo após sair do intestino.
iStock

Consumo excessivo de chás

Assim como os suplementos herbais, chás de ervas, como o chá verde e cavalinha, podem ser tóxicos ao fígado --especialmente se consumido em altas quantidades ou por pessoas com condições preexistentes.

O mais seguro é não exagerar no consumo de nenhum tipo de chá. De acordo com uma publicação da SBH (Sociedade Brasileira de Hepatologia), a erva cavalinha, por exemplo, ocasiona alterações hepáticas ao ser consumida em doses superiores a 600 mg por dia durante três semanas ou mais.
Istock

Sexo sem proteção

O vírus da hepatite B, que causa inflamação ao fígado, é sexualmente transmissível, podendo ser adquirido principalmente pelo contato com sangue infectado, sêmen e outros fluidos corporais.
iStock

Transmissão sanguínea por objetos infectados

Agulhas contaminadas usadas, por exemplo, para injetar drogas ou fazer tatuagem, além de transfusões de sangue e até o parto de uma mãe contaminada podem transmitir os vírus da hepatite B e hepatite C, responsáveis por causar inflamações no fígado.
Getty Images/iStockphoto
Publicado em 23 de outubro de 2020.
Reportagem: Giulia Granchi | Edição: Bárbara Paludeti | Fontes: Rodrigo Sebba Aires, professor da disciplina de gastroenterologia e hepatologia do Departamento de Clínica Médica da UFG (Universidade Federal de Goiás) e membro da SGG (Sociedade Goiana de Gastroenterologia) e Anderson Brito, hepatologista do Hospital Adventista Silvestre (RJ).

Continue navegando por VivaBem