A aveia é um cereal nutritivo, rico em fibras, proteínas, vitaminas e minerais como ferro, cálcio, magnésio e zinco, podendo ser consumida em flocos, farelo ou farinha.
Mesmo sendo fonte de carboidratos, a aveia tem baixo índice glicêmico, proporcionando saciedade prolongada e podendo auxiliar no controle do peso.
Suas fibras ajudam a reduzir a pressão arterial ao aumentar a produção de óxido nítrico, que dilata os vasos sanguíneos e melhora a circulação.
A betaglucana presente na aveia reduz o colesterol ruim (LDL), inibindo sua absorção e produção pelo organismo.
Ajuda no controle do açúcar no sangue, pois sua digestão lenta evita picos de glicemia e melhora a sensibilidade à insulina.
Science Photo Library/Getty Images
Melhora a digestão e combate a prisão de ventre, aumentando o volume das fezes e fortalecendo a microbiota intestinal.
Favorece a saúde do coração, pois controla o colesterol e a pressão arterial, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.
É uma boa fonte de energia para atividades físicas, pois libera glicose de forma gradual, proporcionando mais disposição.
Contribui para o bem-estar e melhora do humor, pois contém triptofano, precursor da serotonina, que auxilia no relaxamento e sono.
Pode ser consumida em diversas formas, como mingau, panquecas, vitaminas e massas, sendo importante evitar excessos para não causar desconfortos intestinais.
Para saber mais, acesse VivaBem.