Suga açúcar no sangue, fortalece músculos e diminui gases: os benefícios do feijão branco à saúde

Por VivaBem

O feijão-branco é rico em proteínas vegetais, fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais como ferro, potássio e magnésio, sendo um alimento nutritivo e versátil para incluir em diversas preparações.

Getty Images/iStockphoto

Ajuda no controle da glicose por conter faseolamina, substância que reduz a absorção de carboidratos e evita picos de açúcar no sangue, sendo benéfico especialmente para quem tem resistência à insulina.

iStock

Melhora a digestão graças à sua boa quantidade de fibras, que favorecem o trânsito intestinal, prevenindo prisão de ventre e diminuindo a produção de gases.

iStock

Contribui com a saúde cardiovascular ao reduzir o colesterol ruim (LDL), equilibrar a pressão arterial com o potássio e proteger o coração com antioxidantes.

iStock

Promove a saciedade e ajuda no controle do peso, pois suas fibras e proteínas prolongam a sensação de estômago cheio e desaceleram a digestão.

iStock

Fortalece ossos e músculos por ser fonte de cálcio, magnésio, ferro e proteínas, que atuam na construção muscular, no transporte de oxigênio e na saúde óssea.

iStock

Oferece propriedades antioxidantes, com compostos como flavonoides que combatem o envelhecimento celular, protegem o coração e fortalecem a imunidade.

iStock

Aumenta os níveis de energia com seus carboidratos complexos, que liberam glicose gradualmente e mantêm o corpo ativo ao longo do dia sem quedas bruscas de açúcar no sangue.

Reinaldo Canato/UOL

Apesar dos benefícios, pode causar gases em algumas pessoas e deve ser consumido com cautela por quem tem problemas intestinais, renais ou alergia a leguminosas, sendo importante respeitar a porção recomendada.

iStock

Para saber mais, acesse VivaBem.

Divulgação/TasteAtlas
Publicado em 16 de Maio de 2025.

Veja Também