A framboesa, apesar de pequena, é excelente para a saúde: fonte de fibras, minerais, vitaminas e antioxidantes.
A framboesa pode ser confundida com a amora, afinal ambas são da família das rosáceas e compartilham uma leve doçura e acidez.
A framboesa, contudo, tem seu centro oco, sabor delicado e aromático. Já a amora possui uma polpa homogênea.
Contém vitaminas A, B1, B5, cálcio, ferro e fósforo. Também contém compostos bioativos, fenólicos, antocianinas e elagitaninos.
A seguir, veja benefícios da fruta:
1. Os fitonutrientes da framboesa desempenham um papel importante na prevenção do estresse oxidativo, que pode levar a doenças do coração e complicações diabéticas.
2. É também pelo teor elevado de antioxidantes que a framboesa previne do envelhecimento precoce.
3. Os carboidratos da fruta são liberados lentamente. Isso evita o aumento repentino e a diminuição nos níveis de açúcar no sangue, ajudando a controlar a fome.
4. As cetonas presentes na framboesa aumentam o metabolismo nas células de gordura, aumentando a atividade enzimática, o consumo de oxigênio e a produção de calor.
5. O manganês combate os radicais livres, o que ajuda a diminuir a síndrome pré-menstrual, melhora a saúde óssea, diminui a dor da artrite e fornece proteção contra colesterol "ruim".
6. A framboesa evita danos às membranas celulares e outros componentes, reduzindo o crescimento de fungos e bactérias no corpo.
7. Como fonte de vitamina C, fortalece o sistema imunológico e ajuda na cicatrização.
A framboesa está na lista de alimentos alergênicos, que podem provocar o desenvolvimento de reações alérgicas. Por isso, pessoas propensas a alergias devem tomar cuidado.
Da mesma forma, pessoas que sofrem de doenças renais e diabetes também devem ter cautela no consumo da framboesa, devendo limitar a quantidade ingerida.