A abobrinha é um vegetal de origem americana, com baixa caloria e rica em fibras, potássio, vitaminas A, C, E e minerais como zinco e manganês.
Melhora a digestão por conter muita água e fibras, ajudando no trânsito intestinal, evitando constipação e reduzindo inflamações estomacais.
Protege a visão com antioxidantes como betacaroteno, luteína e zeaxantina, que combatem doenças como catarata e degeneração macular.
Auxilia no controle do diabetes ao estabilizar os níveis de açúcar no sangue, graças às fibras e vitaminas do complexo B que ajudam na metabolização da glicose.
Halfpoint Images/Getty Images
Favorece a saúde do coração por conter fibras solúveis que reduzem o colesterol ruim e potássio que ajuda a controlar a pressão arterial.
Contribui para o emagrecimento por ser pouco calórica, rica em água e fibras, aumentando a saciedade e reduzindo a fome.
Fortalece ossos, dentes, unhas e cabelos, com cálcio e silício que auxiliam também a saúde da pele e do sistema nervoso.
Estudos indicam que a abobrinha pode ter efeitos anticâncer e beneficiar a saúde da próstata, embora ainda faltem comprovações em humanos.
Pode ser consumida crua ou cozida de várias formas, com destaque para o cozimento a vapor que preserva os nutrientes; frituras devem ser evitadas.
Para saber mais, acesse VivaBem.