O amaranto é uma planta da América Central, muito comum na dieta da América pré-Colombiana, e recentemente tem sido cultivado em várias regiões além do México e América Central.
O amaranto é um dos poucos vegetais que contêm proteínas com balanço ideal de aminoácidos essenciais, similar às proteínas animais.
Cálcio Biodisponível: Único grão com cálcio melhor absorvido pelo organismo, contribuindo para a saúde óssea.
Ajuda na Formação de Massa Magra: Estudos mostram que o consumo de amaranto contribui para o ganho e manutenção de massa magra, especialmente em idosos.
Benefícios Comparáveis à Carne: Os benefícios nutricionais do amaranto são comparáveis aos da carne, ovos e leite, sendo uma excelente opção para vegetarianos e veganos.
Fortalece Ossos e Dentes: Boa fonte de cálcio (159 mg/100 g), contribuindo para a saúde óssea e dentária.
Previne a Anemia: Contém ferro (7,61 mg/100 g), ajudando na prevenção da anemia ferropriva.
Reduz o Colesterol Ruim: Estudos mostram que o amaranto ajuda a baixar o LDL sem afetar o HDL, contribuindo para a saúde cardiovascular.
Melhora o Funcionamento Intestinal: Alto teor de fibras que aumentam a saciedade e promovem um funcionamento intestinal eficiente.
Contraindicações para Diabéticos: Devido ao alto índice glicêmico, deve ser consumido com moderação por diabéticos para evitar picos de glicose.
Versatilidade na Cozinha: Pode ser usado em diversas receitas doces e salgadas, como pães, bolos, tortas, cuscuz e pipoca.
Substituto do Trigo: Não contém glúten, sendo uma alternativa para quem tem alergia, com elasticidade e viscosidade semelhantes ao trigo.
Para mais informações, acesse VivaBem.