A escarola é um vegetal disponível o ano todo, fácil de cultivar e amplamente encontrado em feiras, sacolões e supermercados.
Parecida com a alface, a escarola tem um sabor levemente amargo e crocante devido às suas folhas mais grossas.
Pode ser consumida crua em saladas ou refogada com alho, azeite e sal, sendo uma fonte acessível de vitaminas e minerais.
Rica em Nutrientes: Contém vitaminas A, do complexo B, C, e minerais como cálcio, ferro, potássio, fósforo, magnésio, selênio e zinco, além de ser rica em fibras solúveis como a inulina.
Benefícios Digestivos: A inulina presente na escarola atua como prebiótico, melhorando a saúde intestinal, aumentando a absorção de minerais e prevenindo a constipação e o câncer de cólon.
Auxílio no Emagrecimento: Com poucas calorias (17 calorias por 100 gramas) e rica em fibras, a escarola ajuda a manter a saciedade e a controlar o peso.
Redução do Colesterol: A inulina também contribui para a redução do colesterol "ruim" (LDL), eliminando a gordura do organismo através das fezes.
Prevenção de Má Formação Fetal: Rica em ácido fólico (vitamina B9), a escarola é essencial para a formação do DNA e do sistema imunológico, cerebral e vascular do feto.
Regulação da Pressão Arterial: O potássio na escarola ajuda a regular a pressão arterial e seus antioxidantes protegem a saúde do coração.
Saúde Óssea: Minerais como ferro, cálcio, e compostos bioativos presentes na escarola são fundamentais para a formação e manutenção dos ossos e dentes, prevenindo doenças como a osteoporose.
Prevenção de Anemia e Aumento da Imunidade: A escarola, rica em ferro e vitamina C, ajuda na formação de glóbulos vermelhos, prevenindo anemia e aumentando a imunidade contra gripes e resfriados.
Para mais informações, acesse VivaBem.