O tremoço, apreciado desde o Império Romano, é uma leguminosa rica em proteínas e fibras, sendo um aperitivo nutritivo que traz saciedade.
Geralmente encontrado em conserva, o tremoço pode conter muito sódio, exigindo moderação no consumo para evitar problemas de saúde.
Regulação Intestinal: Fonte de fibras, o tremoço ajuda na formação do bolo fecal e facilita o trânsito intestinal, com 7,5 gramas de fibras a cada 100 gramas, atendendo a 30% das necessidades diárias de um adulto.
Controle de Peso: As fibras do tremoço aumentam a saciedade e ajudam a controlar o peso, com apenas 90 calorias por 100 gramas.
Controle de Glicose: Com baixo índice glicêmico, o tremoço evita picos de açúcar no sangue e ajuda a controlar o nível de glicose, como demonstrado em estudos com ratos e humanos.
Redução do Colesterol: O tremoço combate o excesso de colesterol LDL ("ruim") no sangue, graças às suas fibras que aumentam a excreção de ácidos biliares pelo fígado.
Ganho de Massa Muscular: Rico em proteínas, o tremoço favorece a formação de músculos e outros tecidos, sendo uma excelente opção para vegetarianos.
Combate ao Envelhecimento: Antioxidantes presentes no tremoço neutralizam radicais livres, prevenindo o estresse oxidativo e o envelhecimento precoce.
Redução do Risco de Câncer: Antioxidantes do tremoço ajudam a prevenir e combater tumores, como demonstrado em estudos com fumantes finlandeses, reduzindo o risco de câncer de pulmão e possivelmente de próstata.
Proteção Cardíaca: O tremoço protege o coração ao reduzir o colesterol "ruim", fornecer antioxidantes e ácidos graxos insaturados, como ômega 3 e 6.
Prevenção da Osteoporose: Rico em cálcio, o tremoço ajuda no desenvolvimento e manutenção dos ossos e dentes, prevenindo a osteoporose.
Energia e Bem-Estar: Vitaminas do complexo B no tremoço aumentam a energia, melhoram a memória e combatem a depressão, proporcionando um bem-estar geral.
Para mais informações, acesse VivaBem.