A abobrinha é um vegetal pertencente à família das cucurbitáceas, assim como a melancia, o melão, o pepino e a abóbora.
Entre os nutrientes da abobrinha destacam-se os carotenoides, a vitamina E, A, C e minerais como selênio, zinco, cobre e manganês.
Além disso, ela é rica em fibras e potássio. A seguir, veja mais de seus benefícios:
1. Melhora a digestão. Isso ocorre porque ela é rica em água, o que ajuda na formação do bolo fecal, a suavizar a consistência das fezes e a evitar a constipação.
Sabrina Pintus/Getty Images
2. Possui betacaroteno, que se transforma em vitamina A, um antioxidante que age efetivamente na manutenção da integridade da pele e na qualidade da visão.
3. Faz bem para quem tem diabetes. As fibras da abobrinha ajudam a estabilizar o açúcar no sangue, evitando que os níveis aumentem após as refeições.
4. As fibras também ajudam a manter a saúde cardíaca. A pectina, um tipo de fibra solúvel encontrada na abobrinha, mostrou-se eficaz na redução dos níveis de colesterol ruim (LDL).
5. O consumo regular de abobrinha pode ajudar a perder peso. O alimento possui muita água e fibras, o que reduz a fome e dá a sensação de saciedade.
6. Cada 100 g do vegetal oferece cerca de 20 mg de cálcio, mineral importante que tem um impacto positivo na saúde do sistema nervoso e na manutenção dos dentes e ossos.
Não há comprovação científica de que a abobrinha possa causar riscos à saúde, se consumida em quantidade adequada.
Pacientes com distúrbios renais devem se atentar para a quantidade consumida devido ao potássio, que pode agravar os problemas de saúde.