Superalimento popular: A linhaça é consumida por quem busca perder peso, manter a boa forma e ter uma vida saudável.
Redução de espinhas: A linhaça ajuda a diminuir espinhas devido aos ácidos graxos ômega-3, que têm propriedades anti-inflamatórias.
Propriedades antioxidantes: A gordura ômega-3 presente na linhaça ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e melhora a saúde da pele.
Saúde intestinal: A linhaça é rica em fibras solúveis e insolúveis, que auxiliam no bom funcionamento do intestino e na eliminação de toxinas.
Redução do colesterol: Ômega-3 e ômega-6 da linhaça ajudam a diminuir o LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom).
Ação dos fitoesteróis: Fitoesteróis na linhaça competem com o colesterol, favorecendo sua eliminação pelo intestino.
Eliminação de gorduras: Fibras da linhaça ligam-se às moléculas de gordura, ajudando a eliminá-las junto com as fezes.
Complemento alimentar: A linhaça é benéfica para a saúde, mas não substitui tratamentos médicos para colesterol ou acne.
Dieta equilibrada: Benefícios da linhaça são maximizados quando consumida dentro de uma dieta equilibrada.
Tipos de linhaça: Existem dois tipos, marrom e dourada, com pequenas diferenças nutricionais e de sabor.
Consumo in natura: Consumir a semente inteira ou triturada é mais nutritivo; é importante triturar apenas a quantidade necessária para três dias.
Outras formas de consumo: Linhaça pode ser consumida como farinha, óleo ou cápsulas; o óleo deve ser extravirgem, prensado a frio e não refinado.
Não há consenso sobre a quantidade ideal; recomenda-se consultar um médico ou nutricionista antes de incluir a linhaça na dieta para evitar problemas gastrointestinais.
Para saber mais, acesse VivaBem.