Equilibra açúcar no sangue, amplia bem-estar e aumenta imunidade: os benefícios da vagem à saúde

Por Samantha Cerquetani

Com sabor delicado e textura crocante, a vagem é é uma leguminosa da mesma família do feijão e é colhida ainda verde.

iStock

A hortaliça é fonte de fibras e minerais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio. Possui também ácido fólico, vitaminas A, C, K, B2 e B5, e tem poucas quantidades de carboidratos, gorduras e proteínas.

iStock

Promove a saciedade devido ao alto teor de água e fibras, ajudando a manter o peso. Baixo em calorias, com 23 kcal por 100 g.

iStock

Ricas em vitaminas C e A, que mantêm a integridade das mucosas, ajudam na produção de células de defesa, e possuem propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e antioxidantes.

iStock

Fonte de betacaroteno, convertido em vitamina A, essencial para a saúde dos olhos e prevenção de problemas como a degeneração da córnea.

iStock

Contém magnésio, ácido fólico e vitaminas do complexo B, que auxiliam na produção de serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

iStock

Rica em fibras alimentares, melhora o trânsito intestinal e facilita a eliminação das fezes, ajudando a prevenir a prisão de ventre.

iStock

Baixo teor de carboidratos e alto teor de fibras ajudam a controlar a glicemia, beneficiando especialmente pessoas com diabetes.

iStock

Contém 18,7 mcg de ácido fólico por 100 g, essencial para evitar anemia, parto prematuro, depressão pós-parto e importante para a formação da medula espinhal e cérebro do bebê.

iStock

Rica em vitamina K e cálcio, fortalece os ossos e previne a osteoporose, auxiliando na fixação do cálcio no organismo.

iStock

Pode ser refogada, grelhada, utilizada em saladas, tortas, sopas, e como acompanhamento de carnes, frango, peixe e massas.

iStock

Consumir com moderação devido ao alto teor de potássio, que pode ser prejudicial para indivíduos com problemas renais.

iStock

Pode causar gases e desconfortos em pessoas com síndrome do intestino irritável ou doença inflamatória intestinal devido a alimentos fermentáveis.

iStock

Para saber mais, acesse VivaBem.

iStock
Publicado em 05 de junho de 2024.

Veja Também