Elimina fezes, regula pressão: conheça os benefícios do rabanete

Por Samantha Cerquetani

Originário da região do Mediterrâneo, o rabanete é fonte de diversos nutrientes importantes como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, cobre e zinco, além de ter fibras e antioxidantes.

iStock

Por conta dos seus diversos nutrientes e de suas poucas calorias, o vegetal proporciona muitos benefícios para a saúde. A seguir, veja detalhes das vantagens de incluí-lo na dieta.

iStock

1. Faz bem para a pele

Getty Images/iStockphoto

O rabanete contém bastante água, o que é benéfico para a saúde da pele. Além disso, contém vitamina C, um antioxidante que retarda o envelhecimento.

iStock

2. Contribui com a digestão

iStock

Por ser um alimento com fibras, auxilia na digestão. A hortaliça também possui compostos com atividade antibacteriana, incluindo contra H. pylori, que está ligada a úlceras e câncer de estômago.

iStock

3. Previne a constipação

iStock

Pode ser bastante benéfico para quem sofre com prisão de ventre. As fibras melhoram a motilidade intestinal e tornam as fezes mais volumosas, sendo eliminadas com mais facilidade.

iStock

4. Melhora a saúde cardiovascular

iStock

O rabanete é fonte de antocianinas, uma substância que possui ação antioxidante e previne doenças cardiovasculares como infartos e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

iStock

5. Indicado para quem tem diabetes

iStock

É um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, não eleva os níveis de açúcar no sangue de forma brusca. Isso faz do rabanete uma boa opção para quem tem diabetes.

iStock

6. Controla a pressão arterial

iStock

São ricos em antioxidantes e minerais como potássio. Esse nutriente equilibra a quantidade de sódio do organismo, que é eliminado pela urina.

iStock

7. Fortalece o sistema imunológico

iStock

A presença de vitamina C pode auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico. O antioxidante melhora as defesas do organismo e previne doenças como gripes e resfriados.

iStock

8. Aumenta a saciedade

iStock

Por ter bastante água e conter fibras, o consumo de rabanete contribui com a sensação de saciedade. Indiretamente, pode contribuir com o controle ou perda de peso.

iStock

Não há uma quantidade recomendada por dia. O ideal é manter uma dieta diversificada e variar nas hortaliças com frequência.

iStock
Publicado em 26 de fevereiro de 2024.