Linhaça é consumida regularmente por pessoas que buscam perder peso e manter uma vida saudável.
Benefícios para a Pele: Auxilia na diminuição de espinhas devido à ação anti-inflamatória dos ácidos graxos ômega-3 presentes na semente.
Ação Antioxidante: Contém ômega-3, que combate radicais livres, prevenindo envelhecimento precoce e melhorando a saúde da pele.
Rica em Fibras: Contém fibras solúveis e insolúveis que promovem o bom funcionamento do intestino e ajudam a eliminar toxinas, beneficiando a pele.
Redução do Colesterol: Ômega-3 e ômega-6 na linhaça ajudam a diminuir LDL (colesterol ruim) e aumentar HDL (colesterol bom).
Eliminação de Gorduras: Fibras da linhaça se ligam às moléculas de gordura, ajudando na sua eliminação pelo organismo.
Complemento à Dieta: Benefícios da linhaça ocorrem quando consumida como parte de uma dieta equilibrada.
Dois Tipos: Linhaça marrom e dourada, sem grandes diferenças nutricionais, mas marrom pode ter mais ômega-3 e ômega-6 dependendo do local de plantio.
Semente In Natura: Melhor forma de consumo é a semente triturada ou moída para melhor absorção dos nutrientes.
Farinha, Óleo e Cápsulas: Linhaça pode ser consumida como farinha, óleo (extravirgem, prensado a frio) e cápsulas, mas óleo não possui fibras.
Versatilidade na Cozinha: Pode ser usada em massas, bolos, pães, tortas, biscoitos, tapiocas, iogurtes, frutas, sucos, vitaminas, saladas, sopas, arroz e feijão.
Armazenamento: Linhaça moída deve ser guardada em pote de vidro escuro ou opaco, bem fechado e na geladeira para evitar oxidação.
Consultoria Profissional: Não há consenso sobre a quantidade ideal diária; recomenda-se consultar um médico ou nutricionista para evitar problemas gastrointestinais.
Para saber mais, acesse VivaBem.