Dieta Mediterrânea reduz o risco de Alzheimer: veja o que comer
iStock
Estudo publicado este mês no periódico Neurology aponta que pessoas que consumem alimentos comuns da dieta mediterrânea têm menos sinais característicos de Alzheimer.
Segundo a pesquisa, quem segue esse tipo de dieta (ou uma similar) tem risco quase 40% menor de desenvolver placas de beta-amiloide e emaranhados de proteína tau no cérebro, sinais característicos do Alzheimer.
iStock
O que é a dieta mediterrânea?
Alimentos naturais são a base dessa dieta, que inclui frutas, verduras, legumes, peixes, azeite e pequena quantidade de vinho tinto seco e derivados do leite.
Na dieta mediterrânea, a carne vermelha é consumida raramente.Embutidos, enlatados e os alimentos industrializados e ultraprocessados ficam fora do cardápio.
Legumes, verduras e frutas: Castanhas e sementes; Cereais integrais (arroz, aveia etc.); Gorduras saudáveis (azeite, oleaginosas); Aves, peixes e frutos do mar; Queijos e iogurtes com baixo teor de gordura; Ervas e temperos; Vinho tinto seco, chá e café.
Lew Robertson/Getty Images
Pesquisas também relacionam a dieta mediterrânea à redução no risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2, Parkinson e de alguns tipos de câncer, como o de intestino e o de mama.