Com uma polpa bastante suculenta, a melancia é uma fruta originária da África que passou a ser consumida no mundo inteiro por seu sabor levemente doce e agradável.
Além de muito suculenta e saborosa, a melancia tem vários benefícios à saúde. Confira a seguir alguns deles!
Hidratação Corporal: Composta por cerca de 90% de água, a melancia ajuda a manter o corpo hidratado, regulando a temperatura e melhorando a qualidade do sono.
Ridofranz/Getty Images/iStockphoto
Saúde Cardiovascular: Rica em magnésio, potássio e citrulina, a melancia reduz a pressão arterial, expande os vasos sanguíneos e controla o colesterol, diminuindo riscos de doenças cardiovasculares.
Fortalecimento da Imunidade: Vitaminas e sais minerais presentes na melancia reduzem deficiências nutricionais, fortalecendo o sistema imunológico, especialmente com a vitamina C e licopeno.
Proteção da Visão: Antioxidantes como beta-caroteno, luteína e zeaxantina na melancia auxiliam na proteção dos olhos, prevenindo doenças como catarata e degeneração macular.
Melhora da Digestão: A melancia, rica em água e fibras, facilita a digestão, previne constipação e estrutura o bolo fecal para um trato digestivo saudável.
Contribuição para o Funcionamento Cerebral: Propriedades antioxidantes, como o fósforo e vitaminas do complexo B, melhoram a memória, aprendizagem e proteção neurocerebral.
Propriedades Diuréticas: Com sua alta quantidade de água, a melancia atua como um diurético natural, aumentando a produção de urina e prevenindo retenção hídrica.
Diminuição de Inflamações: Estudos apontam que o licopeno e a vitamina C na melancia podem reduzir inflamações corporais e estresse oxidativo.
Possível Prevenção do Câncer: Componentes como licopeno e cucurbitacina E estão associados à prevenção de alguns tipos de câncer, embora mais estudos em humanos sejam necessários.
Para aproveitar todos os nutrientes e fibras, a melhor forma de consumir é a melancia in natura, mas o suco sem açúcar também é uma opção.
Cuidados para Pessoas com Diabetes: Devido ao índice glicêmico, é recomendado que pessoas com diabetes consumam melancia com moderação e sob orientação nutricional.
Para mais informações, acesse VivaBem.