Os brócolis, pertencentes à família dos crucíferos, são ricos em nutrientes e fazem parte de uma alimentação saudável.
Fontes de fibras, proteínas, ferro, potássio, cálcio, magnésio e vitaminas A, C, E e K, os brócolis são pouco calóricos, com aproximadamente 35 kcal em 100 g cozidos.
Com antioxidantes como carotenoides, luteína e zeaxantina, os brócolis combatem radicais livres, retardando o envelhecimento e prevenindo problemas de saúde.
Fitonutrientes nos brócolis reduzem processos inflamatórios e estresse oxidativo, destacando-se o sulforafano, que diminui marcadores de inflamação.
O sulforafano também inibe a produção de glicose, contribuindo para melhorar a glicemia em pessoas e as fibras auxiliam na redução de açúcar no sangue em diabéticos.
Rico em fibras, potássio, magnésio e antioxidantes, o brócolis beneficia a saúde do coração, regulando a pressão arterial e controlando o colesterol.
As fibras, especialmente as insolúveis, favorecem o funcionamento intestinal, prevenindo a prisão de ventre e mantendo a microbiota saudável.
Fonte de ácido fólico, essencial na gestação, o brócolis contribui para a formação do sistema nervoso do bebê, prevenindo complicações.
Com vitamina K, ácido fólico e magnésio, os brócolis melhoram funções cerebrais, ampliando a capacidade de raciocínio e reduzindo riscos de declínio mental.
Antioxidantes, como a vitamina C e flavonoides, retardam o envelhecimento da pele, promovendo a produção de colágeno e prevenindo danos celulares.
Magnésio, zinco, vitamina K, cálcio e vitaminas A e C contribuem para a saúde dos ossos, prevenindo osteoporose e mantendo a estrutura óssea.
Com vitaminas A, C, E e K, além de minerais, os brócolis fortalecem o sistema imunológico, preparando o corpo para combater infecções e doenças.
Pesquisas avaliam a relação dos brócolis na redução do risco de câncer, incluindo câncer de mama, próstata, estômago, colorretal e bexiga. Além disso, estudos sugerem melhorias na saúde bucal e dentária.
Pode ser consumido cru em saladas, refogado, empanado ou em diversas receitas como tortas, sopas, suflês, entre outros. O preparo no vapor é preferível para preservar nutrientes.
Para mais informações, acesse VivaBem.
Daniel Heighton/Getty Images/iStockphoto