Desinflama, reduz ansiedade e aumenta disposição: os benefícios da maca peruana à saúde

Por Samantha Cerquetani

A maca peruana é um tubérculo semelhante ao rabanete originário dos Andes, conhecido como "viagra dos incas".

iStock

A maca peruana é fonte de vitaminas, minerais, carboidratos e proteínas, contribuindo para a saúde humana.

iStock

Controle do Diabetes: A presença de fibras na maca peruana reduz a absorção de glicose, auxiliando no controle do diabetes tipo 2.

iStock

Auxílio no Emagrecimento: A maca peruana fornece fibras e carboidratos complexos, promovendo saciedade e ajudando na redução do apetite, favorecendo o emagrecimento.

iStock

Aumento da Fertilidade Masculina: Estudos mostram que a maca peruana influencia positivamente na quantidade e mobilidade dos espermatozoides, aumentando a fertilidade masculina.

grinvalds/Getty Images/iStockphoto

Benefícios para Disfunção Erétil: Pesquisas indicam que a maca peruana pode beneficiar pessoas com disfunção erétil, melhorando o desempenho sexual.

iStock

Alívio dos Sintomas da Menopausa: Mulheres na menopausa podem encontrar alívio nos sintomas, já que a maca peruana equilibra os níveis hormonais e interfere no metabolismo ósseo.

iStock

Ação Antioxidante e Anticâncer: As propriedades antioxidantes da maca peruana combatem radicais livres, reduzindo a inflamação e protegendo contra câncer e doenças crônicas.

iStock

Melhoria do Humor: O consumo da maca peruana reduz ansiedade e sintomas de depressão, especialmente em mulheres na menopausa.

iStock

Proteção Cardíaca: O consumo regular controla o colesterol, reduz a pressão arterial e possui efeito vasodilatador, contribuindo para a saúde do coração.

iStock

Aumento do Desempenho Esportivo: Após o exercício, a maca peruana reduz a fadiga muscular e dores, melhorando o desempenho, como indicam estudos com ciclistas.

iStock

Fortalecimento da Imunidade: A maca peruana fortalece o sistema imunológico, proporcionando mais energia e resistência, graças ao aumento de antioxidantes no organismo.

Getty Images/iStockphoto

Estudos em Andamento: Alguns benefícios da maca peruana, como melhora da função cerebral, redução do tamanho da próstata e proteção contra raios solares, ainda estão em estudo.

Peakstock / Shutterstock.com

A maca peruana pode ser consumida em cápsulas ou em pó, com recomendações de ingerir de 400 a 1000 mg por dia.

José Cáceres

Para mais informações, acesse VivaBem.

iStock
Publicado em 12 de janeiro de 2024.