Desincha, elimina líquido e aumenta imunidade: os benefícios do alecrim à saúde

Por Samantha Cerquetani

De origem mediterrânea, o alecrim é reconhecido desde a Antiguidade por suas propriedades terapêuticas.

Getty Images

Segundo a TBCA da USP, uma colher de alecrim (cerca de 4g) contém minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, além das vitaminas A e C.

Christhian Gruhn/Unsplash

Especialistas destacam que o alecrim possui efeitos antiespasmódicos, antioxidantes, anti-inflamatórios e diuréticos, embora a pesquisa em humanos seja limitada.

Adobe Stock

O ácido carnósico presente no alecrim contribui para a prevenção de danos causados pelos radicais livres no cérebro, beneficiando a memória e a concentração.

iStock

Rico em taninos, saponinas e flavonoides, o alecrim atua contra o estresse oxidativo, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, degenerativas e câncer.

iStock

Contribui para a digestão, reduzindo desconfortos estomacais, gases, azia e cólicas, além de regular a função da bile nos processos digestivos.

iStock

Com compostos como ácido rosmarínico e ácido carnósico, o alecrim é benéfico para o sistema imunológico, combatendo inflamações e agentes patológicos.

iStock

Devido às propriedades diuréticas, o alecrim reduz a retenção de líquidos, sendo benéfico para inchaços e sintomas pré-menstruais.

Getty Images/iStockphoto

O ácido rosmarínico no alecrim reduz processos alérgicos, diminuindo congestão nasal e reações asmáticas.

iStock

O consumo regular de alecrim oferece proteção hepática, melhorando a saúde do fígado e auxiliando na desintoxicação do organismo.

iStock

O chá de alecrim, embora estudado em animais, não promove emagrecimento isolado; a perda de peso saudável requer dieta equilibrada e atividade física regular.

iStock

Grávidas e lactantes devem evitar excessos de chá de alecrim, pois podem aumentar o risco de aborto; doses elevadas podem prejudicar crianças, diabéticos, hipertensos e pessoas com epilepsia.

iStock

O alecrim, disponível fresco ou seco, é utilizado em infusões e como tempero em várias receitas, sendo versátil na culinária.

Getty Images

Para mais informações, acesse VivaBem.

Getty Images
Publicado em 08 de janeiro de 2024.