O agrião é uma hortaliça de origem europeia, pertencente à mesma família da couve e brócolis, com folhas pequenas e verde-escuras.
Possui poucas calorias (23 kcal por 100 g) e é rico em proteínas, ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, fibras e vitaminas A, E, K e C.
Benefícios para a Visão: Contém luteína, zeaxantina e vitamina A, que ajudam a reduzir o risco de catarata e degeneração macular.
Redução do Risco de Doenças Crônicas: Seus antioxidantes e isotiocianatos ajudam a proteger o corpo dos danos celulares, podendo diminuir o risco de diabetes e câncer.
Saúde Cardíaca: O consumo regular de agrião pode reduzir o risco de doenças cardíacas, diminuir o colesterol "ruim" e controlar a pressão arterial.
Saúde Óssea: Fornece minerais e vitamina K que são importantes para a renovação óssea e prevenção da osteoporose.
Aumento da Função Imunológica: A vitamina C do agrião estimula o sistema imunológico e ajuda na produção de glóbulos brancos.
Benefícios Digestivos: As fibras no agrião ajudam a prevenir a constipação e melhoram o funcionamento do intestino.
Controle de Peso: Baixo em calorias e rico em fibras, o agrião pode ajudar a aumentar a saciedade e controlar o peso.
Benefícios para Diabetes e Desempenho Esportivo: Estudos sugerem que o agrião pode melhorar sintomas de diabetes e desempenho esportivo devido ao ácido alfa-lipóico e nitratos, respectivamente, mas mais pesquisas são necessárias.
Escolha e Conservação: Escolha agrião com folhas frescas e verdes, e mantenha refrigerado por até três dias, em saco plástico ou pote tampado.
Riscos e Contraindicações: Consumo excessivo pode irritar a mucosa gástrica e, devido à vitamina K, pode interferir em medicamentos anticoagulantes. Pessoas com problemas renais devem moderar a ingestão.
Para saber mais, acesse VivaBem.