O aspargo, rico em nutrientes, foi cultivado pela primeira vez no oeste do Mediterrâneo e na Ásia menor, expandindo-se para o Brasil na década de 1930, inicialmente no Sul e depois em áreas mais frias de São Paulo.
Conhecido como "O Rei dos Vegetais" pelo Rei Luis XV, o aspargo é fonte de vitaminas B9, A e C, além de minerais como cobre, ferro e potássio, sendo apreciado por seu sabor suave e textura única.
Jure Gasparic/EyeEm/Getty Images
Com propriedades antioxidantes, diuréticas, digestivas e anti-inflamatórias, os brotos do aspargo fortalecem o sistema imunológico, protegem o coração e os rins, e auxiliam na digestão e saciedade.
Graças à vitamina C, zinco e selênio presentes, o aspargo fortalece o sistema imunológico, protegendo contra danos causados por radicais livres e prevenindo doenças.
Com apenas 18 calorias por 100g e rico em fibras, o aspargo ajuda no controle de peso, proporcionando saciedade e auxiliando no funcionamento do intestino.
Os fruto-oligossacarídeos presentes no aspargo ajudam a reduzir o colesterol "ruim" (LDL) e triglicérides no sangue, contribuindo para a saúde cardiovascular.
Suas fibras reduzem o nível de açúcar no sangue, evitando picos de insulina, o que é benéfico para diabéticos, além de oferecer maior saciedade.
Compostos fenólicos e antioxidantes presentes no aspargo ajudam a reduzir danos causados pelos radicais livres, prevenindo doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
Sendo diurético e rico em potássio, o aspargo auxilia na eliminação de líquidos e na regulação da pressão arterial, sendo indicado para hipertensos.
Devido ao conteúdo de purinas e ácido oxálico, deve-se ter cautela no consumo por pessoas com gota, litíase e cálculos renais ou de vesícula biliar de origem oxálica.
Prefira aspargos com caules brilhantes e pontas fechadas, e opte pelo escaldamento para preservar sabor, textura e cor, podendo ser servido salteado na manteiga, acompanhando carnes ou como ingrediente de cremes e tortas.
Além de ser apreciado pelos seus benefícios à saúde, o aspargo é versátil na culinária, podendo ser utilizado em diversas receitas, desde acompanhamentos até pratos principais e entradas.
Por ser uma fonte nutritiva e versátil, o aspargo é um excelente complemento para uma alimentação saudável e equilibrada, proporcionando diversos benefícios para o corpo e a saúde.
Para saber mais, acesse VivaBem.