A cenoura é rica em vitaminas A, C, E, K, do complexo B, além de ferro, cálcio, potássio, manganês e fibras, sendo um alimento pouco calórico e altamente nutritivo.
Melhora a visão por conter betacaroteno e luteína, antioxidantes que protegem os olhos contra doenças como catarata, degeneração macular e cegueira.
Contribui para uma pele saudável, protegendo contra raios UV, retardando o envelhecimento e auxiliando em doenças inflamatórias como a psoríase.
Fortalece o sistema imunológico com ação antioxidante, vitamina C e A, ajudando a combater infecções e alergias respiratórias.
Ajuda a reduzir o colesterol por conter fibras e licopeno, que diminuem a absorção de gorduras e protegem contra doenças cardiovasculares.
Melhora a função cerebral e pode reduzir o risco de demência, graças ao betacaroteno e luteolina, que combatem a inflamação e o estresse oxidativo no cérebro.
Favorece o bronzeado ao estimular a produção de melanina, contribuindo para uma pele mais pigmentada e protegida contra os raios solares.
Pode ajudar na prevenção do câncer, já que seus carotenoides inibem a multiplicação de células anormais e combatem os radicais livres, embora mais estudos em humanos ainda sejam necessários.
O consumo excessivo pode causar amarelamento da pele, flatulência e diarreia, além de exigir cautela em pessoas com diabetes ou que usam derivados da vitamina A.
Para saber mais, acesse VivaBem.