Esquenta!

Aquecer o corpo antes do treino melhora performance e reduz risco de se machucar

iStock
Fazer um bom aquecimento permite que músculos, articulações, coração, pulmões e outros órgãos envolvidos no exercícios se preparem para o esforço que está por vir, respondendo melhor a ele.
Getty Imagens
O aumento da temperatura corporal facilita a circulação do fluido sinovial, que "lubrifica" as articulações e permite a realização de movimentos mais amplos sem se machucar.
iStock
Também faz com que o coração aumente gradativamente seu ritmo para levar sangue (com combustível) aos músculos, evitando uma fadiga precoce.
iStock

3 boas formas de aquecer o corpo para o treino

iStock
Uma caminhada ou corrida leve de 5 a 20 minutos (dependendo do seu condicionamento e temperatura ambiente) já prepara o corpo para o treino intenso. Outros exercícios aeróbicos, como pular corda, pedalar e polichinelos, também são opção.
Getty Images
Alongamentos dinâmicos, exercícios educativos e movimentos leves específicos da atividade que você pratica também funcionam, aponta estudo da North Dakota State University (EUA).
iStock
Em treinos de força, fazer uma série de repetições usando uma carga menor do que a habitual já deixa músculos e articulações prontos para o exercício pesado.
iStock

Alongamento é aquecimento?

iStock
Não! Por ser uma atividade muito leve, o alongamento estático não eleva a temperatura corporal nem proporciona os benefícios do aquecimento.
iStock
Publicado em 30 de junho de 2020.
Fontes: Fernando Torres, diretor da SBMEE (Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte) e diretor-geral do Cefit ( Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício e Treinamento) da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo); Rodrigo Lobo, profissional de educação física pela USP (Universidade de São Paulo) e diretor-técnico da Lobo Assessoria Esportiva, consultados em reportagem de Alexandre Sinato | Edição: Cesar Candido dos Santos