O gengibre é anti-inflamatório, antioxidante, e contém minerais importantes como magnésio e potássio.
Variedades e formas de consumo: Pode ser encontrado em várias tonalidades e formas: fresco, em conserva, cristalizado, seco e em pó.
Controle de diabetes: O gengibre ajuda a controlar o diabetes tipo 2, melhorando a secreção de insulina e reduzindo o nível de açúcar no sangue.
Alívio de cólicas menstruais: Suas propriedades anti-inflamatórias podem aliviar dores menstruais, sendo tão eficaz quanto medicamentos.
Ajuda no emagrecimento: O gengibre acelera o metabolismo, aumentando o gasto calórico e reduzindo a absorção de gorduras.
Prevenção do câncer: O gingerol, presente no gengibre, tem potencial no combate a células cancerígenas, incluindo câncer de mama e pâncreas.
Melhora da memória: O consumo de gengibre pode melhorar a função cerebral e prevenir o declínio cognitivo relacionado à idade.
Combate infecções: O gengibre fresco reduz o crescimento de bactérias e combate infecções respiratórias em recém-nascidos e crianças pequenas.
Benefícios digestivos: Auxilia na digestão, previne úlceras gástricas e acelera o esvaziamento do estômago, especialmente em pessoas com indigestão crônica.
Alívio de sintomas respiratórios: Suas propriedades descongestionantes ajudam a combater gripes, resfriados e bronquite, além de aliviar a tosse.
Redução de náuseas: Eficaz no combate a enjoos durante viagens, após cirurgias, durante quimioterapia, e em mulheres grávidas (com orientação médica).
Cuidados com o consumo excessivo: Consumo exagerado pode causar refluxo, diarreia, e, em gestantes, há riscos de aborto. Evitar consumo excessivo se tomar anticoagulantes ou medicação para hipertensão.
Para saber mais, acesse VivaBem.