CHÁ DE BOLDO É BOM PARA QUÊ? Veja benefícios incríveis à saúde

Por Leonardo Costas

O boldo é reconhecido por ser benéfico para o fígado, estômago, auxiliando na má digestão e também atuando como calmante.

Getty Images

Presente nas casas por gerações, o boldo é utilizado como aliado da saúde, contribuindo para tratamento e prevenção de diversas condições.

Getty Images/iStockphoto

O boldo, disponível em diferentes espécies, pode ser consumido por meio de chás, cápsulas ou sucos, proporcionando escolhas variadas para o público.

Divulgação

O boldo do Chile e o boldo brasileiro são as espécies mais utilizadas, cada uma encontrada em diferentes formas, como folhas secas, sachês ou cápsulas.

Getty Images

O chá de boldo, de sabor amargo, tem restrições, sendo desaconselhado para consumo prolongado e evitado por crianças, gestantes, lactantes e pessoas com problemas específicos no fígado, vesícula ou pâncreas.

iStock

As plantas de boldo são resistentes à seca e ao calor, adaptando-se ao ambiente em que são cultivadas.

Getty Images/iStockphoto

Além de auxiliar em desconfortos gástricos e melhorar a digestão, o boldo apresenta propriedades diuréticas, hepáticas, antioxidantes e anti-inflamatórias.

Getty Images/iStockphoto

O chá de boldo compartilha benefícios da planta, incluindo proteção ao fígado, estímulo à produção de bile e efeito antioxidante.

NIKOLAY OSMACHKO

O chá de boldo estimula a produção de bile pelo fígado, favorecendo a digestão e absorção de gorduras.

iStock

Grupos como crianças, gestantes, lactantes, e pessoas com pedra na vesícula, inflamação das vias biliares, câncer no ducto biliar, vesícula e pâncreas devem evitar o consumo de boldo.

iStock

Consumo prolongado de chá de boldo deve ser evitado, pois quantidades excessivas podem causar intoxicação no fígado, náuseas, vômitos e diarreia.

iStock

O uso do boldo, especialmente em longo prazo, deve ser orientado por um profissional de saúde para evitar efeitos adversos.

iStock

O consumo controlado é essencial, pois o excesso de boldo pode levar a problemas de saúde, enfatizando a importância do equilíbrio na ingestão.

Loverna Journey/Unsplash

Para mais informações e dicas de saúde como essa, acesse VivaBem.

Getty Images
Publicado em 14 de dezembro de 2023.