Catalonha auxilia na saúde dos ossos e é antioxidante; conheça benefícios

Por Cecilia Felippe Nery

O nome científico da catalonha é Chicorium intybus, uma hortaliça que pertence à mesma família do dente-de-leão, da alface, da chicória e do almeirão, a asteraceae.

iStock

Proveniente da Europa e da Ásia, a catalonha era bastante utilizada para fins medicinais, para melhorar o metabolismo e a digestão de romanos, gregos e egípcios.

iStock

Por sua composição nutricional, pode ser usada para tratamento de condições de saúde óssea, imunidade, queda de cabelo, saúde intestinal e saúde cardiovascular.

Wirestock/Getty Images

Veja, a seguir, alguns de seus benefícios.

iStock

1. A catalonha auxilia a regular a pressão arterial e o metabolismo no geral, por ser fonte de potássio. O consumo desse mineral foi associado a uma redução do risco de AVC.

iStock

2. A concentração de cálcio na catalonha tem importante papel na contração muscular, ajudando a evitar câimbras e auxiliando na melhoria da saúde nervosa e mental.

iStock

3. O cálcio contribui ainda para fortalecer dentes e ossos, ajudando a prevenir a osteoporose.

iStock

4. A catalonha possui inulina, fibra solúvel que melhora o trânsito intestinal, previne a prisão de ventre e estimula a imunidade.

iStock

5. A inulina auxilia na redução da absorção das gorduras pelo organismo, reduzindo o risco de acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas artérias.

iStock

6. Por conter vitamina A, a catalonha auxilia nos processos biológicos, além de melhorar a acuidade visual e resposta imune.

iStock

7. Conforme estudo publicado em 2021, a catalonha também possui efeitos anti-inflamatório, antioxidante, desintoxicante, antiproliferante e hepatoprotetor.

iStock

8. Rica em vitamina A, fonte importante para a renovação celular, a catalonha contribui para a saúde da pele, ajudando a combater o envelhecimento.

iStock

A catalonha pode ser consumida cozida ou refogada, acompanhada de outros vegetais em saladas ou ainda em sucos com frutas e outras verduras.

Getty Images/iStockphoto

Para quem precisa da restrição de potássio na alimentação (pacientes com doença renal, como exemplo), é necessário o cozimento e a eliminação da água do cozimento.

iStock
Publicado em 28 de fevereiro de 2024.

Veja Também