Bloqueia açúcar, suga calorias e absorve gordura: os benefícios da berinjela à saúde

Por Samantha Cerquetani

A berinjela, fruto da planta Solanum melongena, foi introduzida no Brasil por imigrantes árabes, destacando-se em diversas receitas.

Schvets Production/Pexels

Composta por 96% de água, a berinjela é rica em fibras, antioxidantes, vitaminas (A, C e complexo B) e minerais como zinco, cálcio, magnésio, potássio e ferro.

Zen Chung/Pexels

Além de nutritiva, a berinjela é pouco calórica, contendo cerca de 20 calorias em 100g do alimento.

Zen Chung/Pexels

O consumo de berinjela pode ajudar a controlar o açúcar no sangue, graças às fibras que desaceleram a absorção de açúcar e estabilizam os níveis glicêmicos.

iStock

Com alto teor de fibras e baixas calorias, a berinjela contribui para a perda de peso, promovendo saciedade e reduzindo a ingestão calórica.

iStock

Componentes como polifenóis, saponinas e glicoalcalóides na berinjela auxiliam na diminuição do colesterol ruim e aumentam a produção de ácidos graxos benéficos.

iStock

A presença de antioxidantes, niacina, vitamina C e fibras fortalece o sistema imunológico.

iStock

As fibras presentes na berinjela estimulam o intestino, favorecendo a formação de fezes sem ressecamento e mantendo uma microbiota intestinal favorável.

iStock

Pesquisas sugerem que os antioxidantes presentes na berinjela podem reduzir o risco de doenças cardíacas, embora mais estudos em humanos sejam necessários.

iStock

A berinjela, rica em antioxidantes e fitonutrientes, pode inibir o crescimento de células cancerosas, especialmente no cólon, mas a confirmação científica é necessária.

iStock

A fama da água de berinjela para emagrecer carece de evidências científicas, pois coar a bebida pode resultar na perda de nutrientes, não contribuindo significativamente para a perda de gordura corporal.

Shvets Production/Pexels

Indivíduos com anemia, problemas renais, inflamações intestinais e pedras nos rins devem moderar o consumo de berinjela devido a seus componentes específicos.

iStock

Recomenda-se consumir a berinjela cozida, assada ou grelhada para preservar seus benefícios, evitando a versão crua para evitar desconfortos.

iStock

A berinjela pode ser incorporada em diversas receitas, como ratatouille, babaganoush, lasanha e berinjela recheada, oferecendo opções saudáveis e saborosas.

Lucas Fonseca

Para mais informações, acesse VivaBem.

Schvets Production/Pexels
Publicado em 27 de novembro de 2023.