BENEFÍCIOS do COGUMELO à SAÚDE: Suga açúcar do sangue e remove colesterol LDL; veja mais

Por Samantha Cerquetani

A popularidade dos cogumelos aumentou no Brasil, especialmente devido ao crescimento do veganismo e vegetarianismo no país.

iStock

Os cogumelos vêm em diversas formas, tamanhos e cores, proporcionando proteínas, fibras, minerais e vitaminas benéficos para a saúde.

iStock

odos os tipos de cogumelos possuem antioxidantes que combatem os radicais livres, reduzindo riscos de câncer e retardando o envelhecimento precoce.

iStock

Aumento da saciedade e saúde intestinal: Ricos em fibras, especialmente beta-glucana, os cogumelos promovem saciedade e melhoram o funcionamento intestinal, reduzindo prisão de ventre.

iStock

Benefícios para a saúde cardiovascular: A presença de fibras solúveis auxilia na redução do colesterol ruim (LDL) e o potássio contribui para a saúde do coração.

iStock

Indicados para diabéticos: As fibras presentes ajudam a controlar a glicose, melhorando a resistência à insulina nos tecidos.

iStock

Fortalecimento do sistema imunológico: O selênio presente nos cogumelos fortalece o sistema imunológico, eliminando toxinas do organismo.

iStock

Função no sistema nervoso e síntese de energia: As vitaminas do complexo B, presentes nos cogumelos, desempenham papel na síntese de energia e no funcionamento do sistema nervoso.

iStock

Cogumelos são fontes de selênio, cobre e potássio, necessários para diversos processos no corpo humano.

Thays Bittar

Proteção contra Alzheimer: Consumir cogumelos regularmente pode reduzir o risco de problemas de memória e linguagem em pessoas com mais de 60 anos, de acordo com um estudo.

iStock

Fonte de vitamina D para vegetarianos e veganos: Cogumelos são a única fonte de vitamina D de origem não animal, essencial para ossos, sistema imunológico e músculos.

Getty Images/iStockphoto

Tipos mais consumidos: Champignon, portobello, shimeji, shiitake e cogumelo do sol são os mais comuns no Brasil, cada um com características e propriedades nutricionais específicas.

istock

Contraindicações e riscos: Algumas pessoas são alérgicas a cogumelos, e a procedência do produto deve ser verificada para evitar contaminações. O consumo de espécies silvestres deve ser evitado.

Getty Images

Para mais informações, acesse VivaBem.

Getty Images
Publicado em 06 de fevereiro de 2024.