De origem europeia, o agrião não agrada a todos os paladares devido ao seu sabor levemente amargo.
Ele possui folhas pequenas, arredondadas e verde-escuras e, geralmente, é consumido em saladas.
É considerado um alimento pouco calórico: em 100 g há apenas 23 calorias.
Por outro lado, contém nutrientes importantes para o organismo como proteínas, ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e fibras.
Também é fonte das vitaminas A, E, K e C. Confira, a seguir, todos os benefícios encontrados no agrião.
1. Faz bem para a visão: o agrião contém luteína, zeaxantina e vitamina A, compostos que diminuem o risco de catarata e degeneração macular.
2. Diminui o risco de doenças crônicas: por conter antioxidantes, protege o organismo dos danos celulares provocados pelos radicais livres, que levam ao estresse oxidativo.
3. Reduz o risco de problemas cardíacos: um estudo apontou uma redução de 16% no risco de doenças cardíacas nas pessoas que consumiam agrião. Além disso, diminui o colesterol "ruim" e controla a pressão arterial.
4. Contribui com a saúde óssea: o agrião possui minerais importantes para a saúde óssea, como cálcio, magnésio, potássio e fósforo, além da vitamina K.
5. Aumenta a função imunológica: em 100 g de agrião encontramos 71,4 mg de vitamina C, que estimula o sistema imunológico ao aumentar a produção de glóbulos brancos.
6. Faz bem para o intestino: o consumo regular de agrião ajuda no funcionamento do intestino, uma vez que a hortaliça possui 1,98 g de fibra a cada 100 g.
7. Contribui para o controle de peso: a hortaliça contém poucas calorias e ajuda a aumentar a saciedade por ter fibras. Por isso, diminui a fome e a quantidade de calorias ingeridas.
Na hora de escolher, opte pelo agrião com folhas frescas, coloração verde-escura, sem partes amareladas ou pontos escuros. Os talos precisam estar firmes.
Como a hortaliça tem uma validade bastante curta, é necessário comprá-la para consumo imediato, mas pode-se mantê-la refrigerada por até três dias.
Riscos e contraindicações: o consumo de agrião é considerado seguro para a maioria das pessoas.
No entanto, para os indivíduos que possuem algum tipo de problema de coagulação sanguínea, a ingestão em excesso pode ser prejudicial por conta da presença da vitamina K.
Por ser rico em potássio, algumas pessoas com insuficiência renal devem evitar ingerir o agrião em grandes quantidades. Além disso, o consumo em excesso pode irritar a mucosa gástrica.