Ele é modismo especialmente entre os esportistas, mas deveria fazer parte do cardápio de todo mundo, já que a lista de ganhos é imensa! O açaí tem ao menos 10 benefícios à saúde. Conheça-os a seguir.
Combate o envelhecimento: O açaí possui alta concentração de antioxidantes, como as antocianinas, que combatem os radicais livres e retardam o desgaste celular.
Melhora o funcionamento dos intestinos: Rico em fibras, o açaí ajuda no trânsito intestinal, proporcionando 2,6 gramas de fibras em 100 gramas de polpa congelada.
Derruba o colesterol: Estudos indicam que o consumo regular de açaí pode reduzir o LDL, o colesterol ruim, graças aos fitoesteróis e antocianinas presentes na fruta.
Protege o coração e melhora a circulação: Além de combater o colesterol ruim, o açaí auxilia na prevenção da aterosclerose, controlando a pressão alta e melhorando a circulação sanguínea.
Fornece energia: Rico em carboidratos e nutrientes, o açaí é uma fonte rápida de energia, sendo especialmente indicado antes da prática de exercícios.
Fortalece o sistema imune e previne infecções: A presença de arabinogalactana estimula as células de defesa do organismo, melhorando a eficácia do sistema imunológico.
Previne doenças degenerativas, como o Alzheimer: Os antioxidantes do açaí combatem o estresse oxidativo e reduzem o acúmulo da proteína beta-amilóide, associada ao Alzheimer.
Reduz o risco de câncer: As antocianinas presentes no açaí têm propriedades antioxidantes que podem contribuir para a prevenção de certos tipos de câncer.
Ajuda a combater os quilinhos extras: Apesar de calórico, o açaí regula o funcionamento das células de gordura, aumentando a saciedade devido às fibras presentes na fruta.
Afasta a osteoporose: A concentração de cálcio no açaí contribui para a saúde óssea, evitando o enfraquecimento dos ossos.
Prevenção do câncer de mama: Estudos estão sendo realizados para confirmar a ação do açaí contra o câncer de mama, com resultados promissores, mas ainda em fase experimental.
Melhora o quadro de transtorno bipolar: Pesquisas indicam que o extrato de açaí pode combater a inflamação crônica associada ao transtorno bipolar, mas são necessários mais estudos para conclusões definitivas.
Açaí engorda? Em pequenas quantidades, o açaí não causa ganho de peso, mas deve-se ter cuidado com os acompanhamentos e evitar o consumo excessivo para quem busca controlar o peso.
Para mais informações, acesse VivaBem.