BENEFÍCIOS da BABOSA à SAÚDE: Cicatriza ferida, hidrata e desinflama

Por Nathalie Ayres

A babosa, nome popular da planta Aloe vera, é muito conhecida como o segredo de beleza da geração das nossas avós. Além disso, também é rica em nutrientes.

Getty Images

Entre eles, estão vitaminas ( B1, B2, B6, B12, A, E e C), minerais ( cálcio, magnésio, ferro, selênio e zinco), alguns aminoácidos e ácidos graxos, fibras solúveis e compostos ativos.

iStock

A seguir, saiba mais sobre as propriedades dessa planta e seus usos na saúde da pele e do organismo como um todo.

Getty Images

Algumas das atividades farmacológicas atribuídas à planta incluem os efeitos anti-inflamatórios, antibacterianos e antifúngicos. Assim, seu uso em xampus e loções pode ajudar na prevenção e controle da caspa.

iStock

Assim como no cabelo, a babosa ajuda na hidratação da pele. As mucilagens presentes no gel da babosa são capazes de reter a água, o que ajuda na hidratação e impede a perda de água da pele.

iStock

Para isso ela pode ser usada tanto em receitas caseiras (misturada ao seu creme favorito ou a algum óleo vegetal, que também é bastante hidratante) quanto em produtos já formulados com Aloe vera.

iStock

Vários estudos relataram que o Aloe vera tem efeitos úteis em feridas, especialmente na cicatrização de feridas cutâneas ?queimaduras e traumas superficiais da pele.

Getty Images

A Aloe vera estimula a liberação de uma substância chamada fator de crescimento dos fibroblastos que, por sua vez, melhora a produção de colágeno.

iStock

Também ativa sistemas enzimáticos antioxidantes como glutationa peroxidase e superóxido dismutase, que neutralizam os efeitos dos radicais livres produzidos no local da ferida.

miodrag ignjatovic/Getty Images

A babosa em si pode ser consumida, mas o suco caseiro não é indicado. Isso porque a casca da folha possui um componente chamado aloína, que é tóxico e pode acabar sendo transferido para o gel durante a raspagem em casa.

iStock

Sabemos que a babosa tem propriedades anti-inflamatórias, o que poderia ser útil para pessoas com problemas articulares. No entanto, hoje só há estudos in vitro e em animais comprovando esse tipo de benefício.

iStock

Alguns estudos também mostram benefícios na redução da glicemia e da hemoglobina glicada em pacientes com pré-diabetes. Porém, mais estudos são necessários para avaliar esses efeitos em diabéticos.

iStock

Hidratante de babosa

iStock photo

Modo de preparo

  • Primeiro, corte as folhas com cuidado
  • Abra seu interior e junte duas colheres do gel que elas contêm
  • Bata o gel no liquidificador ou misture com um garfo com água (entre 100 e 200 ml)
Getty Images

Aplique a mistura de gel e água no comprimento dos fios secos e limpos, massageando o couro cabeludo e as mechas. Deixe agir por 30 minutos e depois lave com água corrente ou com xampu.

iStock

Outro modo de uso é misturar o gel da planta ao condicionador ou máscara de hidratação de uso habitual, na proporção de meio a meio, e aplicar nos fios úmidos e limpos.

iStock
Publicado em 02 de fevereiro de 2024.