Gorduras boas no abacate: O abacate é rico em gorduras monoinsaturadas, benéficas para a saúde, apesar de ser calórico.
FotografiaBasica/Getty Images
Valor nutricional: Contém 96 calorias por 100 g e é fonte de fibras, vitaminas B, K e C, além de potássio e cobre.
Controle da pressão arterial: O potássio presente no abacate ajuda a reduzir a pressão arterial, combatendo o excesso de sódio no organismo.
Colesterol equilibrado: O abacate reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL), além de diminuir os triglicerídeos.
Saúde cardiovascular: Rico em gorduras monoinsaturadas, o abacate protege o coração, prevenindo doenças cardiovasculares.
Redução do estresse: Contém glutationa, que diminui o cortisol (hormônio do estresse) e melhora o sono e a ansiedade.
Saúde intestinal: As fibras solúveis e gorduras do abacate melhoram o funcionamento do intestino, evitando constipação.
Benefícios para os olhos: Os antioxidantes luteína e zeaxantina presentes no abacate protegem a visão e reduzem o risco de catarata e degeneração macular.
Ajuda na perda de peso: O abacate aumenta a saciedade, reduz a carga glicêmica das refeições e ajuda a combater a inflamação nas células.
Prevenção da osteoporose: Minerais como zinco, cálcio e vitamina K do abacate fortalecem os ossos e previnem a osteoporose.
Estudos sobre prevenção de câncer: O extrato de abacate pode inibir o crescimento de células de câncer de próstata, mas mais pesquisas em humanos são necessárias.
Moderação no consumo: Apesar dos benefícios, o abacate é calórico e deve ser consumido com moderação, especialmente em dietas restritivas.
FotografiaBasica/Getty Images
Para saber mais, acesse VivaBem.