Há, na natureza, um grupo pouco explorado na alimentação, ao menos pelos brasileiros, chamado de Panc (abreviação para plantas alimentícias não convencionais).
Como o nome diz, são plantas comestíveis e geralmente muito ricas em nutrientes. Um dos representantes das Pancs é a ora-pro-nóbis (do latim, "rogai por nós").
Com folhas verdes escuras, é mais popular cobrindo cercas e muros do que compondo pratos no dia a dia. Desperdício, tendo em vista a riqueza nutricional.
A ora-pro-nóbis, apelidada de carne de pobre, ajuda a evitar o envelhecimento precoce da pele e das células, é aliada do bom funcionamento do intestino e ajuda a manter e a ganhar massa magra.
E o melhor: é de fácil cultivo, propagação e resistente a mudanças climáticas. Para cultivar em casa, é necessário um espaço que bata luz solar.
Peter coxhead/ Wikimedia Commons
Pode ser consumida in natura ou como matéria-prima para a elaboração de farinha, posteriormente utilizada como base para o preparo de bolos, tortas e pães.
O consumo de ora-pro-nobis ajuda no bom funcionamento do processo digestivo. Isso acontece devido às fibras, cada 100 gramas da folha in natura contêm 4,88 g de fibra.
Essa Panc conta com compostos bioativos e compostos fenólicos. Essas substâncias têm ação antioxidante e anti-inflamatória --contribuindo na prevenção de cânceres.
Além disso, ajudam a manter a saúde intestinal e cerebral em dia. Em formato de chá, é útil para o tratamento e prevenção de varizes.
A ora-pro-nobis conta com vitamina C em sua composição - necessária para manter o sistema imunológico fortalecido, evitando a presença de doenças oportunistas.
Também é aliada dos cuidados estéticos da pele, evitando o envelhecimento precoce. Essa função é terminada com a presença da vitamina A.
O apelido carne de pobre dada a ora-pro-nóbis se deve a quantidade de proteína que contém em sua farinha. Em 100 g de farinha há mais ou menos 20 g de proteína.
Peter coxhead/ Wikimedia Commons
Por fim, a ora-pro-nóbis também dá show em cálcio e magnésio, minerais essenciais para a saúde cardiovascular, dos ossos e articulações, do intestino e do cérebro.