Manjericão é originário da África e Ásia e faz parte da família da hortelã (Lamiaceae).
Manjericão-doce, manjericão-italiano, manjericão-miúdo e manjericão-roxo são algumas das variedades mais populares no Brasil.
Composição Nutricional: Rico em vitaminas A, C, B1, B2, B3 e minerais como cálcio, fósforo e ferro.
Propriedades Medicinais: Contém substâncias com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, auxiliando no tratamento de cefaleias, sintomas respiratórios e transtornos gastrointestinais.
Saúde Cardiovascular: Magnésio e potássio presentes no manjericão ajudam a regular o funcionamento do sistema muscular e dos batimentos cardíacos.
Controle da Pressão Arterial: O eugenol tem poder antioxidante e vasorelaxante, ajudando no controle da pressão arterial.
Saúde Ocular: Alta concentração de vitamina A e carotenoides como betacaroteno são benéficos para a saúde ocular.
Controle do Açúcar no Sangue: Compostos bioativos melhoram a homeostase da glicose e reduzem glicemia, triglicerídeos e colesterol total.
Tratamento de Aftas: Substâncias anti-inflamatórias e antimicrobianas permitem o uso em chás, bochechos ou gargarejos para tratar aftas e gengivite.
Relaxamento e Saúde Mental: Contém geraniol e linalol que proporcionam relaxamento e ajudam a tratar sintomas de depressão, ansiedade e insônia.
Tratamento de Inflamações: Óleos como citronelol, eugenol e linalol ajudam na redução de inflamações, como artrite e problemas intestinais.
Combate ao Excesso de Gases: Propriedades carminativas e presença de ácido ursólico ajudam a combater gases e melhorar funções digestivas.
Folhas frescas possuem maior teor de princípios ativos e devem ser armazenadas adequadamente para manter suas propriedades.
Para mais informações, acesse VivaBem.