Dia Nacional de Controle da Asma

O que causa, como controlá-la e mitos

Reprodução

O que é?

A asma é uma doença pulmonar crônica caracterizada pela inflamação das vias aéreas, principalmente dos brônquios (tubos que levam o ar para dentro dos pulmões) e bronquíolos (ramificações que levam aos alvéolos pulmonares).
iStock

Sintomas

A asma varia de pessoa para pessoa, mas, normalmente, os sintomas incluem: falta de ar ou dificuldade para respirar; sensação de aperto no peito ou peito pesado; chiado no peito (que pode parecer com um assobio); respiração ofegante; tosse (em geral seca) e cansaço.
iStock

Gatilhos

Os principais gatilhos da asma são: ácaros, fungos, pólen, animais de estimação, fezes de barata, infecções virais, fumaça de cigarro, poluição ambiental e exposição ao ar frio.
iStock

Tratamento

A maioria dos asmáticos é tratada com um medicamento de controle, que tem o objetivo de evitar crises de asma, e outro de alívio, apenas para quando há piora dos sintomas.
iStock

Tem cura?

Não. Mesmo se você não tiver nenhum sintoma, ela está presente. Embora não exista cura, existem tratamentos que melhoram muito os sintomas da asma e proporcionam o controle da doença. Assim, asmáticos tratados podem ter uma qualidade de vida igual a de qualquer pessoa saudável.

Dá para ter vida normal?

A grande maioria dos asmáticos não precisa se privar de nada. Para tanto, basta apenas seguir algumas regras: evitar o contato com gatilhos como poeiras, fumaça de cigarro, pelo de animais, mofo, pólens; usar diariamente a medicação controladora e consultar periodicamente seu médico.
iStock

Três mitos comuns relacionados à asma

1. As bombinhas viciam

As "bombinhas" são os recipientes utilizados para armazenar os medicamentos inaláveis. Essas substâncias não causam dependência. Os sintomas tendem a voltar quando a ação termina, por isso, quando o paciente precisa usar muito, é sinal de que a doença está mal controlada e é necessário ajustar o tratamento.
Istock

2. Inalação faz mal ao coração

Os novos broncodilatadores inaláveis, bem como melhores dispositivos e técnicas de aplicação, melhoraram muito a ocorrência de taquicardia (coração acelerado) logo após o uso. Hoje esse efeito colateral é mais brando e temporário. É importante lembrar que a asma não controlada é que faz mal ao coração.
iStock

3. Corticoide inalável é perigoso

Justamente por ser inalável, o produto permite o uso de doses muito pequenas, o que torna a medicação segura, inclusive para crianças, idosos, gestantes e diabéticos. Os efeitos colaterais mais comuns são rouquidão, pigarro e sapinho. Enxaguar a boca com água (sem engolir) após a inalação ajuda a evitá-los.
agrobacter
Publicado em 21 de junho de 2020.
Montagem e edição: Bárbara Paludeti. Fontes: reportagem de Tatiana Pronin e SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia).