Amplia energia, desinflama e fortalece imunidade: os benefícios do gergelim à saúde

Por Paula Carvalho

Gergelim branco e preto são ricos em minerais, fitosteróis e ácidos graxos poli-insaturados, essenciais para a saúde.

iStock

Benefícios Cardiovasculares: Os ácidos graxos ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e inflamatórias, e melhoram a imunidade.

iStock

Rico em Proteínas: 100g de gergelim contém 21,2g de proteína, essencial para músculos, ligamentos, cartilagens, unhas, cabelos e pele.

iStock

Mais Cálcio que o Leite: O gergelim possui 825mg de cálcio por 100g, muito mais que o leite (107mg), beneficiando ossos e dentes.

iStock

Regulação do Colesterol: As gorduras insaturadas do gergelim ajudam a reduzir o colesterol LDL e aumentar o HDL.

iStock

Magnésio Multifuncional: Importante para mais de 300 enzimas, contração muscular, formação óssea e pressão sanguínea.

iStock

Fósforo Estrutural: Essencial para ossos e dentes, membranas celulares e regulação do pH.

iStock

Potássio Celular: Fundamental para a função celular, transmissão neural e contração muscular.

iStock

Promove Bem-Estar: Contém triptofano e tiamina, que estimulam a produção de serotonina, além de cálcio e magnésio que reduzem a ansiedade.

iStock

Comparação: Gergelim Branco e Preto: O branco tem mais lipídios e carboidratos, enquanto o preto possui mais fibras insolúveis e antioxidantes.

iStock

Consumo Combinado: Recomenda-se usar ambos os tipos juntos para complementar suas funções nutricionais.

iStock

Formas de Consumo: Consumir duas colheres de sopa diárias, preferencialmente in natura ou macerado em shakes, sucos e molhos.

iStock

Para saber mais, acesse VivaBem.

MirageC/Getty Images
Publicado em 21 de junho de 2024.