Alivia TPM, reduz estresse e relaxa cérebro: os benefícios da batata à saúde

Por Samantha Cerquetani

A batata é rica em cobre, ferro, manganês, potássio, vitaminas B6 e C, ácidos graxos e aminoácidos.

iStock

Contribui para a redução da pressão arterial devido ao seu teor de potássio, atuando como vasodilatador dos vasos sanguíneos.

iStock

O componente GABA presente na batata reduz o estresse e promove o relaxamento cerebral, contribuindo para noites de sono mais tranquilas.

iStock

Fonte de ferro, fósforo, cálcio, magnésio e zinco, a batata fortalece os ossos e previne a perda óssea em homens e mulheres.

iStock

O consumo regular de batata ajuda a prevenir doenças cardíacas, graças às fibras, vitamina C e vitamina B6 presentes no alimento.

iStock

A ingestão de potássio pela batata contribui para diminuir o risco de acidente vascular cerebral (AVC), de acordo com estudos internacionais.

iStock

O tipo especial de amido resistente na batata auxilia no controle do diabetes, reduzindo a resistência à insulina e melhorando o controle do açúcar no sangue.

iStock

As propriedades antioxidantes das batatas, como flavonóides, carotenóides e ácidos fenólicos, podem ajudar na prevenção do câncer.

iStock

O alto teor de carboidratos das batatas ameniza os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), elevando os níveis de triptofano e melhorando o humor.

Getty Images/iStockphoto

A presença de cálcio e potássio na batata ajuda a prevenir câimbras musculares, mantendo o equilíbrio hidroeletrolítico do organismo.

iStock

As vitaminas C e do complexo B, além de minerais como potássio, magnésio, zinco e fósforo, contribuem para a saúde da pele, inibindo riscos de psoríase e acne.

iStock

Estudos indicam que compostos como glicoalcalóides presentes nas batatas podem ter efeitos anti-inflamatórios, diminuindo inflamações.

iStock

A alimentação com batatas pode aumentar a imunidade, conforme pesquisa com porcos, que apresentaram menor quantidade de glóbulos brancos após 14 semanas de consumo.

iStock

Para mais informações, acesse VivaBem.

WIN-Initiative/Getty Images
Publicado em 24 de janeiro de 2024.