Aumenta massa muscular, limita colesterol e controla açúcar: os benefícios da amêndoa à saúde

Por Diana Cortez

Benefícios Cardiovasculares: Amêndoas ajudam a reduzir o colesterol LDL (colesterol "ruim"), devido às gorduras monoinsaturadas que limitam a absorção de colesterol.

iStock

Controle de Peso: Por serem ricas em proteínas e fibras, aumentam a saciedade e auxiliam na perda de peso, conforme estudo do International Journal of Obesity.

iStock

Ganho de Massa Muscular: Cada 100 g de amêndoas possui 20 g de proteínas, sendo ideais para manutenção e ganho de massa muscular, especialmente para veganos.

iStock

Controle de Açúcar no Sangue: Amêndoas ajudam na sensibilidade à insulina, tendo baixo índice glicêmico, sendo recomendadas para pessoas com pré-diabetes ou síndrome metabólica.

iStock

Melhora o Funcionamento Intestinal: Ricas em fibras e magnésio, contribuem para o bom funcionamento do intestino, prevenindo prisão de ventre.

iStock

Redução de Inflamações: Contendo antioxidantes como vitamina E e flavonoides, amêndoas reduzem processos inflamatórios, especialmente associados à obesidade.

iStock

Benefícios para a Pele: A vitamina E e antioxidantes das amêndoas protegem contra o envelhecimento precoce, causados pelos radicais livres.

iStock

Fortalecimento dos Ossos: Com boas doses de cálcio, magnésio e fósforo, ajudam a manter ossos fortes e previnem a osteoporose.

iStock

Recomendações de Consumo: O ideal é consumir 30 g de amêndoas cruas ou tostadas sem sal por dia, evitando as versões com açúcar ou defumadas.

iStock

Versatilidade Culinária: Podem ser usadas em cereais, saladas, lanches, sobremesas e até em pratos principais; a farinha de amêndoas é ideal para receitas com baixo índice glicêmico.

Getty Images

Limitações do Leite de Amêndoas: Por ser processado, o leite de amêndoas não preserva todos os nutrientes da oleaginosa, exceto o cálcio.

iStock

Riscos e Contraindicações: Amêndoas são alergênicas e devem ser adquiridas de fornecedores confiáveis para evitar contaminação; também não são indicadas para crianças menores de dois anos, devido ao risco de engasgo.

Getty Images

Para saber mais, acesse VivaBem.

Shutterstock
Publicado em 28 de outubro de 2024.

Veja Também