Acelera metabolismo, chupa gordura e reduz risco de câncer: os benefícios da Pitaya para a saúde

Por Cristina Almeida

Os nutricionistas não cansam de dizer: para saber se a sua dieta é saudável, basta observar se o prato está colorido.

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E quanto mais intensa for a cor desses itens, melhor. Esse é o caso da pitaya, o fruto de um cacto de origem mexicana de sabor suave e levemente adocicado.

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Também conhecida como fruta do dragão --por ter a forma do olho desse animal imaginário --, ela já é cultivada em todos os cantos do mundo, inclusive no Brasil.

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A pitaya se tornou uma constante em receitas e dietas de quem busca ter uma alimentação mais saudável.

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Além disso, seus nutrientes têm feito da pitaya uma potencial aliada na prevenção e no combate de doenças.

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Versátil, ela pode ser consumida fresca ou seca, funcionando perfeitamente para aromatizar e compor sucos, drinks, vitaminas e até pode ser usada como corante natural.

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O melhor de tudo é que ela pode ser ingerida de diferentes formas. Mas quais são os benefícios da pitaya? Veja a seguir!

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As frutas frescas são excelentes fontes de nutrientes e compostos vitais para a saúde em geral, e contribuem para a prevenção de muitas enfermidades.

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Isso porque elas atuam no metabolismo dos carboidratos, fortalecem dentes, ossos, sangue e tecidos, bem como as defesas do corpo.

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No caso da pitaya, ela também promove: redução do colesterol, controle glicêmico no diabetes tipo 2, prevenção do câncer colorretal, fortalecimento das funções dos rins e ossos, melhora das funções cerebrais e da saúde ocular.

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"Por ter baixas calorias e tantos benefícios, ela pode ser consumida por todas as pessoas. Uma boa opção é incluí-la como lanche da manhã ou da tarde", sugere Durval Ribas Filho, presidente da Abran.

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Na feira ou no mercado você pode encontrar quatro tipos de pitaya: amarela de polpa branca, vermelha de polpa branca, vermelha de polpa roxa e minipitaya brasileira (a mais apetitosa entre todas).

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Apesar dessas variações, por dentro, todas elas estão carregadas de antioxidantes, como a vitamina C --cuja concentração é três vezes maior do que a da cenoura.

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A nutricionista Neiva Souza acrescenta que a vermelha de polpa roxa ainda tem a particularidade de ser rica em betacianina, composto bioativo com poder antioxidante.

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Com boa proporção de ferro, seu suco se mostrou eficaz na melhora de níveis de hemoglobina e glóbulos vermelhos, o que significa que ela pode colaborar para combater a anemia.

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Além disso, a presença de carboidratos como polissacarídeos e oligossacarídeos faz dela estimulante da microbiota do intestino, ou seja, a pitaya é considerada um probiótico natural.

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A fruta ainda é boa fonte de fibras e altamente hidratante. A melhor forma de consumi-la é in natura.

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Publicado em 17 de novembro de 2023.