Absorve gordura, emagrece e aumenta imunidade; os benefícios da couve à saúde

Por Samantha Cerquetani

A couve-manteiga, membro da família das hortaliças, é um vegetal amplamente conhecido e popular no Brasil.

iStock

Com folhas lisas ou pouco onduladas, a couve-manteiga destaca-se em pratos como feijoada e suco verde, mas também pode ser incluída em saladas ou refogada.

iStock

Rica em fibras, ferro, cálcio, vitaminas A, C, K, e ácido fólico, a couve-manteiga apresenta baixo teor calórico, sendo benéfica para quem busca controle de peso.

iStock

A couve-manteiga, rica em vitamina C, fortalece o sistema imunológico, auxiliando nas defesas do corpo contra infecções e resfriados comuns.

iStock

As fibras presentes na couve-manteiga auxiliam no controle do colesterol LDL, absorvendo parte da gordura das refeições e impedindo sua entrada na corrente sanguínea.

iStock

A presença de vitamina B6 contribui para a produção de hormônios, como a serotonina, influenciando diretamente o humor e reduzindo a tristeza e ansiedade.

iStock

As fibras solúveis na couve-manteiga retardam o esvaziamento gástrico, proporcionando sensação de saciedade e contribuindo para a redução do consumo alimentar, sendo útil em dietas de controle ou redução de peso.

iStock

Com aproximadamente 400 mg de potássio, a couve-manteiga auxilia na redução da pressão arterial, diminuindo o risco de AVC e problemas cardíacos.

iStock

Fonte de cálcio, a couve-manteiga promove a mineralização óssea, auxiliando na saúde de ossos e dentes, enquanto a vitamina K favorece a coagulação sanguínea.

iStock

Contendo ácido fólico e ferro, a couve-manteiga é recomendada para gestantes, contribuindo para o desenvolvimento do bebê e prevenção de anemia.

iStock

A presença de fibras estimula os movimentos peristálticos, aumenta o volume das fezes e melhora a consistência, proporcionando um funcionamento intestinal saudável.

iStock

Alguns compostos presentes na couve-manteiga, como sulforafano e flavonoides, estão associados à prevenção de diversos tipos de câncer, embora mais pesquisas em humanos sejam necessárias.

iStock

O consumo excessivo pode causar flatulência, e indivíduos em tratamento com anticoagulantes devem moderar o consumo devido à vitamina K.

iStock

Para mais informações, acesse VivaBem.

iStock
Publicado em 11 de janeiro de 2024.

Veja Também