A polpa do caju, que corresponde a 80-90% do fruto, é frequentemente jogada fora, apesar de ser altamente nutritiva.
A polpa de caju contém compostos fenólicos e grandes quantidades de vitamina C, atuando como potente antioxidante.
São 257 mg de vitamina C em 100 g do fruto in natura e 120 mg em 100 g da polpa congelada, excedendo as necessidades diárias para adultos.
Rico em Fibras: Com 1,7 g de fibras por 100 g, o caju ajuda no funcionamento do intestino, desde que acompanhado de água.
Controle de Diabetes e Colesterol: As fibras do caju ajudam a absorver glicose e colesterol mais lentamente, evitando picos prejudiciais.
Benefícios Cardíacos: Além de ajudar no controle do colesterol, os antioxidantes presentes no caju protegem o coração combatendo os radicais livres.
Combate ao Envelhecimento: Os antioxidantes do caju combatem radicais livres que degradam o colágeno, prevenindo rugas e flacidez da pele.
Fortalecimento Imunológico: A vitamina C aumenta a produção de glóbulos brancos, enquanto a vitamina A modula a ação do sistema imunológico.
Saúde Óssea: Cálcio e ferro presentes no caju fortalecem os ossos e ajudam na prevenção da osteoporose.
Aumento de Energia: Vitaminas do complexo B, especialmente B2 e B3, estão envolvidas nas reações que geram energia para o organismo.
Combate à Acne: Estudos da Unicamp indicam que a polpa de caju tem potencial cicatrizante e antioxidante, ajudando a reduzir erupções e inflamações.
Versatilidade Culinária: A polpa de caju é usada em sucos, doces, pães, hambúrgueres, omeletes e pizzas, sem contraindicações para consumo.
Para saber mais, acesse VivaBem.