FRIO OU QUENTE

CHÁ DE HIBISCO: conheça 5 benefícios da bebida que ajuda a emagrecer

iStock
As flores de hibisco se destacam pelo aroma agradável e por dar origem ao chá queridinho de quem quer levar um estilo de vida saudável. Os benefícios são muitos: ajuda a perder peso e é indicado também para aquelas pessoas que não abrem mão de bem-estar e qualidade de vida. Conheça 5 coisas que a bebida faz por você.
Getty Images

1. AJUDA A PERDER PESO

Algumas pesquisas indicam que o chá foi capaz de reduzir a criação de células de gordura. Dentre as substâncias antioxidantes presentes no chá estão os flavonoides e antocianinas, que contribuem para evitar esse problema. O hibisco também bloqueia a produção de amilase, uma enzima que transforma o amido em açúcar. É importante vincular o consumo a exercícios físicos e dieta balanceada.
iStock

2. DIMINUI A PRESSÃO ARTERIAL

Vários estudos já comprovaram que o chá de hibisco, por ter antocianinas, que são responsáveis pelos efeitos anti-hipertensivos, reduz a pressão arterial. O teor elevado desses compostos no alimento, além da presença de ácidos orgânicos, vitaminas e minerais, ajuda a prevenir o estresse oxidativo das células, ajudando no controle das doenças cardiovasculares.
iStock

3. CONTROLA O COLESTEROL

Estudos apontam que consumir regularmente o chá de hibisco reduz os níveis de colesterol no sangue e os triglicerídeos em pessoas com diabetes e síndrome metabólica (conjunto de doenças relacionadas a obesidade e aumento da pressão, colesterol e glicemia).
iStock

4. MELHORA A SAÚDE DO FÍGADO

Alguns estudos realizados em humanos e animais mostram que o consumo do chá de hibisco melhora a saúde do fígado, pois aumenta as enzimas desintoxicantes e reduz os danos ao órgão.
iStock

5. EVITA A RETENÇÃO DE LÍQUIDO

O corpo humano pode reter água em excesso, causando inchaços que incomodam bastante. O chá de hibisco é rico em quercetina, substância que possui ação diurética, ou seja, aumenta a produção da urina ao longo do dia. Seu consumo, elimina assim, uma maior quantidade de toxinas e de água retida pelo corpo.
iStock
Publicado em 03 de junho de 2023.
Com informações de reportagem de Samantha Cerquetani publicada em 19/01/2019.