TREINO

4 sinais de que sua rotina de exercícios está dando resultados

Khosrork/iStock
Você começou a se exercitar, mas apesar de toda a suadeira, ainda fica em dúvida se realmente está no caminho certo. Parece familiar? A seguir, o ajudamos a reconhecer os principais sinais de que o treino está, sim, dando resultado.
Getty Images

Dor muscular tardia

Um treino não precisa deixar você todo dolorido no dia seguinte para ser eficiente. No entanto, principalmente em iniciantes, o desconforto é um bom indicativo de que os músculos foram submetidos a um estresse positivo para o ganho de força ou resistência.
nicoletaionescu/iStock
Geralmente, a dor muscular tardia ocorre a partir de oito horas após o exercício, aumentando a intensidade nas primeiras 24 horas e permanecendo até 72 horas.

Se as dores persistirem ou forem muito fortes, é indicado procurar um médico, pois há risco de ter ocorrido alguma lesão.
iStock

Exercício ficou fácil

Duas semanas se passaram e você percebe que já consegue correr a mesma distância em um tempo menor. Ou aumentar o peso no aparelho de musculação. Esses são sinais de que o treino está surtindo efeito e sua força e resistência melhoraram.
iStock
E não se assuste se, após algum tempo, o aumento de carga ocorrer de forma mais lenta. Isso acontece por conta da adaptação neural, que depois de dois ou três meses dá lugar ao processo de aumento de massa muscular, que é mais lento. A elevação do peso tende a seguir o mesmo ritmo.
iStock

Mudanças no corpo

Dois meses de treinamento regular já são suficientes para a maioria das pessoas notar mudanças como a perda de gordura e aumento da massa muscular, mas, dependendo da atividade e dos hábitos de vida, é possível que os resultados apareçam ainda antes.
iStock
É possível usar até alguns métodos caseiros para avaliar os resultados, como vestir uma roupa antes apertada após alguns meses de treino e ela ficar mais folgada, ou tirar fotos semanais de sunga ou biquíni (sempre com a mesma peça), para comparações futuras.
iStock

Sono melhor

Ao praticar exercícios físicos, nosso corpo libera substâncias que nos dão a sensação de prazer, como a serotonina. Ao longo do dia, e principalmente ao anoitecer, ela é convertida em melatonina, hormônio que regula a atividade do sono, ajudando a ter uma noite de descanso de melhor qualidade.
Getty Images/iStockphoto
Além disso, os hormônios produzidos com a atividade física vão melhorar seu humor, bem-estar e ajudar a despachar o estresse, o que contribui para você relaxar no fim do dia e capotar na cama.
iStock
Publicado em 16 de dezembro de 2020.
Reportagem: Giulia Granchi | Edição: Cesar Candido dos Santos | Fontes: Cacá Ferreira, educador físico e gerente técnico corporativo da Cia Athletica; e Fábio Cahuê, mestre em educação física pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e professor na rede e academias Bodytech.