Topo

Ilhas Baleares, na Espanha, proíbem turismo alcoólico

Praia de Caló des Mort, na ilha de Formentera, parte das Ilhas Baleares, na Espanha - fabrefumi/Flickr/Creative Commons
Praia de Caló des Mort, na ilha de Formentera, parte das Ilhas Baleares, na Espanha Imagem: fabrefumi/Flickr/Creative Commons

Da RFI

17/01/2020 14h09

O governo regional do arquipélago das ilhas Baleares, na Espanha, adotou hoje uma lei para combater o turismo com base no consumo irrestrito de álcool em certas localidades costeiras populares entre os jovens europeus.

Formado pelas ilhas de Maiorca, Menorca, Ibiza e Formentera, o arquipélago das Baleares recebeu quase 14 milhões de turistas em 2018. Isso o torna a segunda região turística da Espanha, um dos maiores destinos turísticos do mundo.

"É a primeira lei adotada em toda a Europa que restringe a promoção e venda de álcool em certas áreas turísticas", afirmou o governo das Baleares em comunicado.

A lei será aplicada em três áreas conhecidas pelos excessos de jovens turistas: as praias de Arenal e Magaluf e uma área de bares na localidade de Sant Antoni de Portmany.

Fim do "open bar"

Ela proibirá a promoção do consumo de álcool, festas "open bar", "happy hours", qualquer desconto na venda de bebidas alcoólicas, bem como as excursões etílicas conhecidas como "pubcrawling", que consistem em promover uma "maratona" de bares, visitando um após o outro.

O governo regional também decidiu proibir em todo o arquipélago a prática de "balconing", que consiste em pular de sacada em sacada ou de uma sacada em uma piscina e que resultou em vários acidentes fatais nos anos passados.

Já sancionado em alguns municípios, o "balconing" será proibido em todo o arquipélago, com multas que variam de ? 6.000 a ? 60.000 "para quem a pratica e quem a permite".

No geral, a lei prevê sanções financeiras de até ? 600.000 para os infratores das novas regras, incluindo bares que organizam eventos do tipo "open bar" ou "pubcrawlings".

O objetivo desta lei é impor "uma mudança real no modelo turístico desses destinos", escreveu o governo regional.

Conhecidas por suas águas cristalinas e enseadas, as Ilhas Baleares atraem uma clientela de jovens europeus que vão para as festas como parte de ofertas de viagens de baixo custo. Fenômeno que enfurece alguns habitantes do arquipélago e que o governo local já tenta limitar há vários anos.