Topo

Egito descobre zona arqueológica industrial no "Vale dos Macacos", em Luxor

Arqueólogos egípcios trabalham em objetos descobertos em missão arqueológica no Vale dos Macacos, perto do Vale dos Reis, em Luxor  - Reuters
Arqueólogos egípcios trabalham em objetos descobertos em missão arqueológica no Vale dos Macacos, perto do Vale dos Reis, em Luxor Imagem: Reuters

Mahmoud Mourad

11/10/2019 08h19

O Egito revelou, nesta quinta-feira, duas descobertas arqueológicas em Luxor, incluindo uma zona industrial na região conhecida como "Vale dos Macacos".

Arqueólogos egípcios descobriram 30 oficinas na zona industrial, informou o Ministério de Antiguidades, em um comunicado. A área é "composta de casas para armazenamento e limpeza dos móveis funerários com muitas olarias datadas da Dinastia 18", disse o líder da equipe de escavação, Zahi Hawass, em comunicado.

A equipe trabalha no "Vale dos Macacos", localizado na margem ocidental do Nilo, em Luxor, desde 2017.

A área de fabricação contém um corte profundo e um tanque de armazenamento de água que foi usado pelos trabalhadores, segundo o comunicado.

Entre eles, os arqueólogos encontraram um anel de escaravelho, centenas de contas de embutimento e objetos de ouro que foram usados para decorar caixões reais e algumas incrustações conhecidas como as asas de Hórus.

A equipe também descobriu uma tumba no Vale Oriental de Luxor, também conhecido como "Vale dos Reis", onde encontrou "as ferramentas que os antigos egípcios usavam para construir uma tumba real", disse Hawass. A área contém túmulos reais famosos.

Os achados são os mais recentes de uma série de importantes descobertas de relíquias antigas, as quais, com isso, o Egito espera reviver um negócio turístico, que foi atingido pela instabilidade política.