Topo

"Nuvem" de morcegos fascina turistas e é atração de cidade nos EUA

Morcegos são bem comuns nas cidades do Texas, como Austin - Getty Images
Morcegos são bem comuns nas cidades do Texas, como Austin Imagem: Getty Images

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

18/02/2020 04h00

Milhares de morcegos voam pelo céu e sobre a cabeça das pessoas, enquanto a noite cobre, pouco a pouco, toda a paisagem. O que parece a cena de um filme de terror é, na verdade, uma popular atração turística de Austin, nos Estados Unidos.

Nesta cidade do Texas, multidões se reúnem na área da ponte Congress Avenue Bridge para admirar o fenômeno: na hora do pôr do sol, uma escura nuvem de mamíferos alados começa a rasgar o horizonte, emitindo ruídos agudos e passando sobre prédios locais e o lago Lady Bird Lake, formado pelo rio Colorado (que cruza este centro urbano americano).

Morcegos voam sobre a Congress Street Bridge, em Austin - Getty Images - Getty Images
Morcegos voam sobre a Congress Street Bridge, em Austin
Imagem: Getty Images

Parados sobre a ponte, sentados em gramados e até reunidos em barcos, turistas e nativos filmam e tiram fotos sem parar do espetáculo (que, realmente, gera imagens incríveis).

Como ver o espetáculo

Tanto a Congress Avenue Bridge, como as margens do Lady Bird Lake, são espaços são gratuitos e reúnem multidões atrás do fenômeno.

Muita gente, porém, contrata passeios de barco para observar o fenômeno desde a água, que oferece um ótimo ângulo da ponte. O horário para isso não é fixo: como se trata de uma manifestação da natureza, é difícil saber exatamente quando os animais irão emergir da ponte.

Pessoas se aglomeram nas áreas próximas à Congress Street Bridge para observar morcegos - Reuters - Reuters
Pessoas se aglomeram nas áreas próximas à Congress Street Bridge para observar morcegos
Imagem: Reuters

Para aproveitar o passeio, além do celular e câmeras fotográficas, vale a pena levar um binóculo no passeio, o que pode ajudar a ver detalhes dos animais.

Os turistas mais preocupados não têm o que temer, já que os mamíferos alados de Austin não agressivos contra seres humanos. O risco maior é sair com um pouco de cocô de morcego na cabeça.

Entre as empresas que organizam passeios de barco durante o voo dos animais estão a Capital Cruises e a Lone Star Riverboat.

Pessoas vão à Congress Street Bridge para observar morcegos - Getty Images - Getty Images
Pessoas vão à Congress Street Bridge para observar morcegos
Imagem: Getty Images

Por que isso ocorre nesta localidade?

A região central do Texas, onde está Austin, tem uma gigantesca população de morcegos. E os animais encontraram na estrutura da ponte Congress Avenue Bridge lugares ideais para usar como tocas.

"A ponte foi reconstruída nos anos 1980 e, com seu novo desenho, começou a fornecer acidentalmente um lar para estes morcegos", explica Shannon Shaddock, proprietária da agência Capital Cruises, que realiza tours com embarcações pelo Lady Bird Lake durante o voo dos bichinhos alados. "Na obra, há fendas profundas que oferecem proteção e temperaturas perfeitas para eles. Às vezes, a colonia chega a ter mais de 1,5 milhão de morcegos".

Pessoas vão à Congress Street Bridge para observar morcegos - Getty Images - Getty Images
Pessoas vão à Congress Street Bridge para observar morcegos
Imagem: Getty Images

De acordo com Shaddock, a melhor época para ver os bichos emergindo da ponte é entre julho e setembro, período que abrange o verão norte-americano e em que há grande presença de filhotes dando volume à nuvem de morcegos.

Ela diz que, em Austin, os meses mais quentes do ano costumam ser os mais secos. "Isso diminui a presença de insetos e faz com que os morcegos tenham que sair mais cedo para buscar alimento [o que possibilita que as pessoas os observem ainda sob a luz do dia]".

Nesta época, os mamíferos costumam começar a voar para fora da ponte no final dA tarde, na caça de insetos para jantar. E é nesta hora que as pessoas já estão a postos ao redor da Congress Avenue Bridge para presenciar o fenômeno.