PUBLICIDADE

Topo

Viagem


Oscar 2020: conheça lugares onde foram gravados filmes indicados ao prêmio

Brad Pitt e Leonardo DiCaprio em cena de "Era Uma Vez em Hollywood" - Instagram/onceinhollywood
Brad Pitt e Leonardo DiCaprio em cena de "Era Uma Vez em Hollywood" Imagem: Instagram/onceinhollywood

Do UOL

08/02/2020 09h22

Um dos momentos mais esperados do Oscar, que acontece neste domingo (9), é o anúncio de melhor filme do ano. Será que "O Coringa" leva a estatueta, ou o prêmio vai para "Era Uma Vez em Hollywood"?

Mas essa não é a única curiosidade dos aficionados pelo cinema, eles também querem saber onde as principais cenas foram gravadas. Pensando nisso, o Skyscanner, buscador global de viagens, selecionou algumas das locações dos indicados para ajudar esses amantes a organizar sua próxima viagem.

"O Coringa"

O filme sobre o mais famoso arquirrival do Batman, estrelado por Joaquin Phoenix, conta a vida do Coringa sob uma perspectiva inovadora. A escadaria que serve de palco para a dança do protagonista, uma das cenas mais emblemáticas, ficou tão famosa que até o Google Maps decidiu reverenciá-la. O local fica no Bronx, famoso bairro da cidade, e pode ser encontrado no aplicativo como "The Joker Stairs".

As escadarias que viraram ponto turístico de Nova York por causa do filme "Coringa" - Getty Images
As escadarias que viraram ponto turístico de Nova York por causa do filme "Coringa"
Imagem: Getty Images

"Era Uma Vez em Hollywood"

Indicado a dez categorias no Oscar, o filme do diretor Quentin Tarantino passa nos anos 1960. Porém, a maioria das locações mais marcantes ainda podem ser visitadas. A residência de Dalton (Leonardo DiCaprio), em Cielo Drive, rua do bairro rico de Beverly Crest, está localizada na colina de Studio City, área residencial da cidade, enquanto a festa na mansão da Playboy se passa na rodovia Charing Cross, também em Los Angeles.

O Cinerama Dome funciona desde 1963 e ainda exibe filmes semanalmente  - Getty Images
O Cinerama Dome funciona desde 1963 e ainda exibe filmes semanalmente
Imagem: Getty Images

O drive-in ao lado do trailer onde mora o personagem de Brad Pitt ainda exibe filmes semanalmente. Localizado em Sunset Boulevard, o Cinerama Dome funciona desde 1963 e é um ícone de Hollywood.

"O Irlandês"

Dirigido por Martin Scorsese, o filme conta a história de Frank Sheeran, interpretado por Robert De Niro, um veterano de guerra cheio de condecorações que concilia a vida de caminhoneiro com a de assassino de aluguel número um da máfia.

O Mario Merola Building, projetado em 1931, fica nos bairros Concourse e Melrose do Bronx - Divulgação
O Mario Merola Building, projetado em 1931, fica nos bairros Concourse e Melrose do Bronx
Imagem: Divulgação

O filme foi gravado em 117 locais diferentes. Em Nova York, por exemplo, o grande palco foi o Bronx County Courthouse, também conhecido como Mario Merola Building. O edifício histórico, projetado em 1931, fica localizado nos bairros Concourse e Melrose do Bronx. Outra locação que recebe visitas é a sorveteria retrô Weir's Ice Cream, em Salisbury Mills, que serve banana split e sorvetes italianos caseiros.

"Adoráveis Mulheres"

O segundo filme da diretora Greta Gerwig retrata a passagem da infância para a vida adulta de quatro irmãs, interpretadas por Saroise Ronan, Emma Watson, Florence Pugh e Eliza Scanlen.

Concord, em Massachusetts, foi um dos palcos da Guerra Civil dos Estados Unidos - Getty Images/iStockphoto
Concord, em Massachusetts, foi um dos palcos da Guerra Civil dos Estados Unidos
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A história se desenvolve na pequena Concord, em Massachusetts, durante a Guerra Civil dos Estados Unidos. Localizada a 40,7 km de Boston, a cidade, apesar de pequena, ganhou relevância por ter sido o berço de grandes nomes da literatura americana, como a própria autora do livro, Louisa May Alcot, e também Ralph Waldo Emerson e Thoreau.

"Jojo Rabbit"

O filme, que conta a história de Jojo, interpretado por Roman Griffin Davis, um jovem nazista de dez anos, que tem Adolf Hitler, interpretado por Taika Waititi, como seu amigo imaginário, acontece na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, mas as locações estão situadas na República Tcheca, nas cidades de Praga, Ustek e Zatek.

A cidade de Praga, na República Tcheca, foi cenário para o filme "Jojo Rabbit" - Getty Images/iStockphoto
A cidade de Praga, na República Tcheca, foi cenário para o filme "Jojo Rabbit"
Imagem: Getty Images/iStockphoto

"Ford vs Ferrari"

Baseado em fatos reais, o longa-metragem é bem fiel à narrativa original, contando a história de um dos maiores embates automobilísticos. Ambientado em 1966, o filme mostra a disputa entre Ford e Ferrari na corrida de 24 horas de Le Mans, uma das mais antigas e tradicionais competições do gênero.

A pequena cidade de Le Mans fica a pouco mais de 200 km de Paris - Getty Images/iStockphoto
A pequena cidade de Le Mans fica a pouco mais de 200 km de Paris
Imagem: Getty Images/iStockphoto

O circuito, que fica a 208 km de Paris, tem uma extensão de 13 km e é, em sua maioria, formado pela estrada nacional. As mais célebres passagens são as curvas de Tertre Rouge, Mulsanne, Arnage, Casa Branca (Maison Blanche) e a principal atração é a reta de Hunaudières, com 5 km de comprimento, onde os carros mantêm uma velocidade de mais de 400 km/h durante um minuto.

"1917"

O diretor Sam Mendes resolveu apostar no plano-sequência para registrar a aventura de Blake e Schofield, dois soldados britânicos que têm como missão transmitir uma mensagem crucial ao Segundo Batalhão do Regimento de Devonshire, durante a Primeira Guerra Mundial.

Apesar dos efeitos especiais, que ocultam os cenários reais, o filme "1917" foi gravado em Glasgow - Artur Kraft/Unsplash
Apesar dos efeitos especiais, que ocultam os cenários reais, o filme "1917" foi gravado em Glasgow
Imagem: Artur Kraft/Unsplash

O filme, que é um dos preferidos da Academia pela maestria da direção, teve grande parte das gravações feita em Glasgow, na Escócia. Como a pós-produção aplicou diversos efeitos especiais, é difícil dizer exatamente onde cada cena foi filmada, mas algumas locações ficam nas docas do bairro de Govan.

Viagem