Topo

Carnaval: ainda dá tempo de viajar para as principais folias do país

Quer acompanhar os desfiles das escolas de samba? Veja como aproveitar essa e outras festas do Carnaval pelo Brasil - Getty Images
Quer acompanhar os desfiles das escolas de samba? Veja como aproveitar essa e outras festas do Carnaval pelo Brasil Imagem: Getty Images

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

29/01/2020 04h00

Fevereiro está chegando e o Brasil já entrou, há algum tempo, no clima do Carnaval: por todos os cantos, há pessoas planejando viagens para fazer no feriado, ensaios de escolas de samba pegando fogo em quadras de São Paulo e Rio de Janeiro, além de blocos esquentando as turbinas em cidades de todas as regiões do território verde e amarelo.

E você? Tem vontade de marcar presença nos desfiles e blocos que irão animar o país no mês que vem?

É preciso conhecer alguns macetes para comprar os ingressos para estes eventos. A seguir, veja como participar de festejos em cinco das principais cidades carnavalescas do Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e Olinda.

Os preços e disponibilidade dos ingressos e pacotes citados na matéria estão sujeitos a alterações.

Viagem e folia em um só pacote

Destaque no desfile da Vai-Vai, em 2019 - Ricardo Matsukawa/UOL - Ricardo Matsukawa/UOL
Destaque no desfile da Vai-Vai, em 2019
Imagem: Ricardo Matsukawa/UOL

A maneira mais prática de participar de algumas das principais celebrações carnavalescas do Brasil é adquirindo um pacote com uma agência de turismo.

A Abreu, por exemplo, vende pacotes para o Carnaval do Rio de Janeiro que inclui ingresso para um dia de desfile no sambódromo, kit folião (com camiseta, capa de chuva e voucher para lanche com refrigerante) e traslados; para São Paulo que inclui transporte até o sambódromo do Anhembi e desfile em carro alegórico da Unidos de Vila Maria; e Salvador, que dá acesso a camarote com comida e bebidas incluídas.

A CVC, Azul Viagens e Flot Viagens também vendem pacotes que incluem ingressos para desfiles de escolas de samba.

Ingressos para desfiles nos sambódromos

Desfile da Escola de Samba Unidos da Tijuca, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, em 2019 - Marcel Fonseca/Estadão Conteúdo - Marcel Fonseca/Estadão Conteúdo
Desfile da Escola de Samba Unidos da Tijuca, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, em 2019
Imagem: Marcel Fonseca/Estadão Conteúdo

Você quer comprar apenas as entradas para os desfiles de escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo, sem a necessidade de adquiri-las junto com um pacote?

Para o Carnaval carioca, é possível fazer isso através do site da Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, a Liesa.

A entidade oferece canais para a compra de ingressos de arquibancadas, cadeiras, boxes especiais e até camarotes na Sapucaí. Há, por exemplo, ingressos para arquibancadas especiais, para o desfile do dia 23 de fevereiro, custando R$ 200.

Já para o Carnaval paulistano, a aquisição de entradas para o sambódromo do Anhembi pode ser realizada no site da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo. No endereço, o público tem a chance de fazer a compra online de espaços como cadeira de pista, mesa de pista e arquibancada.

É também possível obter ingresso diretamente na bilheteria no Anhembi, no seguinte endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - São Paulo (SP). Para informações sobre horários de venda, acesse: https://ingressosligasp.com.br/

Ingressos para blocos e camarotes de Salvador

Bloco As Muquiranas desfila pelo circuito Campo Grande, em Salvador - Vitor Santos e Kleber Lobo/Ag.FPontes/Divulgação - Vitor Santos e Kleber Lobo/Ag.FPontes/Divulgação
Bloco As Muquiranas desfila pelo circuito Campo Grande, em Salvador
Imagem: Vitor Santos e Kleber Lobo/Ag.FPontes/Divulgação

Salvador tem alguns dos eventos carnavalescos mais animados do Brasil, com trios elétricos arrastando multidões em percursos como o famoso circuito Barra/Ondina.

É possível comprar o acesso para estas festas através do site da Central do Carnaval.

Este endereço online vende abadás para blocos como Camaleão, Vumbora, Me Abraça e Timbalada, além de entradas para camarotes como Mirante, Via Folia e Harém.

Além disso, a Central do Carnaval possui uma loja no 3º piso do Shopping da Bahia, em Salvador. Fica aberta de segunda a sábado das 9 às 22h e, aos domingos, das 13 às 21h.

A empresa San Folia também comercializa em seu site abadás e pacotes que combinam diferentes festas do Carnaval soteropolitano.

Ingressos para camarotes de Recife e Olinda

Bloco "Cavaleira na Ladeira" desfila por Olinda - André Nery/UOL - André Nery/UOL
Bloco "Cavaleira na Ladeira" desfila por Olinda
Imagem: André Nery/UOL

As cidades vizinhas realizam eventos carnavalescos extremamente democráticos, com diversos festejos de rua gratuitos que atraem multidões de foliões.

Mas, se você quiser um pouco mais de conforto e exclusividade para curtir estas celebrações, saiba que é possível adquirir entradas para camarotes que ficam no percurso das festas.

Em Recife, existem camarotes como o Rhyno, Seu Boteco e Majestic, todos prometendo oferecer vista privilegiada para a folia, segurança e serviços de entretenimento, bebidas e alimentação. Ingressos podem ser comprados no site oficial.

Olinda, por sua vez, abrigará o enorme espaço de eventos chamado Camarote Olinda, com entrada paga e que, durante a época do Carnaval, será palco para shows de artistas como Wesley Safadão, Alok e Léo Santana.

E, no Airbnb, ainda é possível achar casas disponíveis para aluguel que se encontram no centro histórico de Olinda e possuem varanda com vista para os blocos que cruzam a cidade.

Festas gratuitas

Bloco Desliga da Justiça - Reprodução/ Facebook - Reprodução/ Facebook
Bloco Desliga da Justiça, no Rio de Janeiro
Imagem: Reprodução/ Facebook

E, logicamente, não faltarão festas "na faixa" nas principais cidades carnavalescas do Brasil.

Em Recife, por exemplo, o Marco Zero irá ferver durante o período do Carnaval, com shows sem cobrança de ingresso de artistas como Gabi Amarantos (no dia 22 de fevereiro), Skank (no dia 24) e Lenine (no dia 25).

Apesar de ter camarotes pagos ao longo do seu percurso, o Galo da Madrugada também oferece acesso gratuito ao seu gigantesco festejo: neste ano, o evento será realizado no dia 22 de fevereiro e terá como tema as "Xilogravuras no Cordel do Frevo".

Olinda também é célebre por seus animadíssimos blocos gratuitos que cruzam as ruas do centro histórico da cidade, com o fotogênico desfile de bonecos gigantes e belíssimas apresentações de frevo.

São Paulo e Rio de Janeiro, por sua vez, vêm competindo nos últimos anos pelo título de cidade com os melhores blocos de rua do país.

E, além dos trios elétricos que exigem compra de abadá, Salvador possui festanças de rua de graça, como o evento Fuzuê, que conta com dezenas de bandas de fanfarra atravessando o Circuito Orlando Tapajós.

Para mais detalhes sobre a programação de eventos gratuitos, acesse:

Recife: site.carnavalrecife.com/
Rio de Janeiro: www.carnaval.rio/
Salvador: carnaval.salvador.ba.gov.br/pra-curtir-a-rua/
São Paulo: carnavalderua.prefeitura.sp.gov.br/