Topo

Maior ponte pênsil do Brasil é reinaugurada em Florianópolis; veja fotos

Do UOL

30/12/2019 13h01

A Ponte Hercílio Luz — a maior ponte pênsil do Brasil — foi reinaugurada na manhã de hoje, em Florianópolis, depois de passar 28 anos interditada para carros e pedestres.

A reabertura da ponte foi marcada por um desfile de carros históricos e o primeiro a atravessar os 820 metros de extensão da ponte foi o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, que passou pelo público acenando de dentro de um Fusca de 1970.

Nas primeiras duas semanas de funcionamento a ponte ficará aberta apenas para pedestres, já que uma série de festividades com mais de 70 apresentações culturais acontecem na programação da reabertura.

A partir do dia 13 de janeiro, o monumento será aberto para tráfego de veículos, inicialmente apenas transportes coletivos.

Tombada como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico desde 1997, a Ponte Hercílio Luz, que leva o nome do engenheiro governador idealizador do monumento, foi interditada em 1991 por razões de segurança.

As obras de recuperação iniciaram em 2006 e tiveram atribulações em sua trajetória, como suspeitas de desvios de recursos financeiros públicos, rompimento de contratos com empresas contratadas para as reformas e diversos atrasos nos prazos de entrega.

De acordo com o Portal da Transparência, foram gastos R$ 474 milhões em investimentos nas obras de reforma desde 2006 - o que resulta em cerca R$ 1,2 bilhão em valores corrigidos pela inflação.