Topo

Nos passos dos Fab Five, fizemos o roteiro da série Queer Eye no Japão

Na minitemporada "Luz, Câmera, Japão!", os Fab Five desbravaram Tóquio - Kelli Falls/Netflix
Na minitemporada "Luz, Câmera, Japão!", os Fab Five desbravaram Tóquio
Imagem: Kelli Falls/Netflix

Camila Lafratta

Colaboração para o UOL

06/12/2019 04h00

Ligar a TV, colocar uma série que dá aquele calorzinho no coração e se preparar para chorar (de felicidade): assim é a experiência de assistir Queer Eye, reality show da Netflix no qual um grupo de cinco homens ajuda a melhorar a vida de uma pessoa.

Do guarda-roupa às habilidades culinárias, do cuidado exterior ao interior, cada Fab Five, como os rapazes se chamam, reformula alguém que precisa de ajuda.

Para quem ama viajar, a série ainda tem uma vantagem adicional: os episódios são uma oportunidade de conhecer as cidades onde os personagens circulam. Recentemente, a Netflix liberou uma mini temporada em Tóquio, no Japão. Nós assistimos aos episódios e selecionamos os lugares mais legais do roteiro. Siga os Fab Five:

Yamane France

Queer Eye: Yamane France - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Nesta adorável (e discreta) padaria, os doces ficam dispostos sobre o pequeno balcão. Dá para optar entre muffins, biscoitos e bolos molhadinhos, mas, para puristas do programa, a escolha vai ser óbvia: tarte tatin, a torta de maçã ao estilo francês que Antoni, o especialista dos Fab Five em comida, ensina a preparar.

Vai lá: 4-chome-39-6 Ikejiri, Setagaya City, Tokyo-to 154-0001. Site.

Nitori

Queer Eye: Nitori - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Com estilo parecido com a sueca IKEA, esta marca de móveis e decoração é uma das maiores do Japão, com mais de 400 lojas espalhadas pelo país. A que fica localizada a poucos minutos da estação de metrô Shibuya tem nove andares de móveis, jogos de cama e banho, itens para a cozinha e acessórios.

Vai lá: 150-8319 Tokyo, Shibuya City, Shibuya, 2 Chome-24-1. Site.

CHIOSCO by the park

Queer Eye: chiosco - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Uma sorveteria que mistura ar industrial e charme italiano? Sim, esse é o poder do gelato. Além dos sorvetes - de sabores tipicamente italianos, como limão siciliano e pistache, a opções mais japonesas, como a que mistura manga e arroz -, também serve panquecas bem fofas e vende peças de louça.

Vai lá: 180-0003 Tokyo-to, Musashino, Kichijoji Minamicho, 1-chome-15-1 6. Facebook.

Studious

Queer eye: studios - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

A loja de moda agrega várias marcas, todas japonesas, e acumula 21 filiais no Japão, além de uma em Xangai e outra em Hong Kong. A autodescrição de "anti loja de departamentos" fica evidente na decoração: longe da estética das multimarcas tradicionais, as unidades têm uma atmosfera clean, moderna e sofisticada, enquanto os produtos representam o mais atual da moda autoral japonesa.

Vai lá: 1-chome-5-19 Jinnan, Shibuya City, Tokyo-to 150-0041. Site.

New Sazae

Ao levar os Fab Five a este bar, a instagramer japonesa Kiko Mizuhara conta a história de quando Freddie Mercury entrou por suas portas e disse "Estou em casa!". Uma instituição LGBT no distrito Shinjuku Ni-chome, ele está lá desde os anos 1966 e até hoje atrai japoneses e estrangeiros para dançar na pista apertadinha e se divertir ao som de sucessos da era disco.

Vai lá: 160-0022 Tokyo-to, Shinjuku City, Shinjuku, 2-chome-18-5. Instagram.

Aiiro Cafe

Queer Eye :: aiirocafe 2 - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Outro bar LGBT de Ni-chome, o Aiiro tem um ambiente pequeno, mas que não impede pequenas multidões de se aglomerarem na esquina do lado de fora. Serve drinques autorais e coloridos e costuma receber shows de drag queens.

Vai lá: 160-0022 Tokyo-to, Shinjuku City, Shinjuku, 2-chome-18, 2-18-1. Site.

Kawaii Monster Cafe

Queer Eye: Kawaii - Kelli Falls/Netflix - Kelli Falls/Netflix
Imagem: Kelli Falls/Netflix

Ninguém pode acusar esse lugar de não fazer jus a seu nome: kawaii (fofo, em japonês) e monster (monstro, em inglês) se encontram em uma explosão de cores e pelúcias em Harajuku, uma das regiões da cultura jovem de Tóquio. Pense em uma mistura de loja de doces, show da Broadway, sushis coloridos, decoração bizarra (incluindo um carrossel de unicórnios e um Pikachu zumbi) e bar de drinques psicodélicos. Um lugar onde todos os estereótipos japoneses de cosplays elaborados, robôs malucos e luzes neon aparecem, em um mix de Godzilla com Alice no País das Maravilhas.

Vai lá: 150-0001 Tokyo-to, Shibuya City, Jingumae, 4-chome-31-1 0. Site.

Scrapbook (Jeanasis)

Queer Eye: jeanasis - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A loja conceito da Jeanasis também fica no distrito de Harajuku e vende as peças da marca de roupas, além de outros itens, como livros, cosméticos e itens de papelaria. A própria arquitetura da loja já é uma atração, com estruturas de vidro modernas que criam pequenas ilusões de ótica com os reflexos.

Vai lá:150-0001 Tokyo-to, Shibuya City, Jingumae, 5-chome-27. Site.

Queer Eye Japão - Kelli Falls/Netflix - Kelli Falls/Netflix
A minitemporada de "Queer Eye: Luz, Câmera, Japão!" tem quatro episódios disponíveis na Netflix
Imagem: Kelli Falls/Netflix